Receba as novidades da Sigma por e-mail.

Sigma completa 36 anos com meta de se manter líder em telefonia corporativa e se tornar empresa referência em cibersegurança na Região Sul

Com uma gestão jovem e ousada, e apostando na cultura de inovação, a empresa se consolidou no mercado de telefonia corporativa e vem conquistando espaço em Cibersegurança e smart cities. São mais de 1.000 clientes ativos e 100 parceiros estratégicos

Da esquerda para a direita: Roberto Fofano, Tiago Ceresoli, Reynaldo Rosa e Eduardo Dalpiaz

Em junho, a Sigma Telecom completou 36 anos de história se destacando como integradora de soluções que investe na cultura de inovação, que quer manter a liderança no mercado de telefonia corporativa e também se consolidar como empresa referência em Cibersegurança na Região Sul do país. Fundada em 1985, iniciou as atividades como prestadora de serviços para centrais telefônicas e se manteve neste formato até 2008, quando foi vendida e passou por um intenso processo de transformação liderado pelos novos donos, Reynaldo Rosa e Roberto Fofano. Nesta fase, a dupla apostou em estrutura de governança, aperfeiçoamento da equipe, ampliação do portifólio de produtos e serviços, e trouxe dois novos sócios para assumir as operações do negócio, Eduardo Dalpiaz e Tiago Ceresoli.

Hoje, a Sigma é líder de mercado e referência em tecnologia para a área de telefonia corporativa. São mais de 1.000 clientes ativos, incluindo cerca de 100 parceiros, sede em Curitiba, unidades estratégicas em quatro cidades (Campinas, Porto Alegre, Ponta Grossa e Balneário Camboriú) e atendimento em todo o território nacional.

Telefonia corporativa – telecomunicações

Como integradora de soluções de telecomunicações a empresa conquistou a liderança no mercado na Região Sul, sendo considerada por vários anos no Brasil como a maior e melhor revenda da Unify e a melhor revenda Avaya. Um dos vários cases de sucesso em telecomunicações é o da Prefeitura de Curitiba, que em 2019 passou a ter um dos mais sofisticados sistemas de telefonia e dados da administração pública do país, com solução da Sigma implantada em órgãos com ambientes críticos e com necessidade de funcionamento ininterrupto, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 190), a Guarda Municipal (156), o Hospital do Idoso Zilda Arns e demais edifícios e escritórios públicos, totalizando mais de 5000 ramais IP e 300 switches de rede. Entre os muitos benefícios que as mudanças no sistema de telefonia trouxeram para o município estão, a redução de custos e a otimização da comunicação entre os servidores, com a troca de telefonia analógica e digital por telefonia IP.

Cidades Inteligentes

Há cerca de três anos, a Sigma também realiza um trabalho junto a municípios brasileiros para fomentar o desenvolvimento de cidades inteligentes, que adotam infraestrutura tecnológica capaz de reduzir custos e impulsionar os serviços prestados à população.

Eduardo Dalpiaz

“Esse trabalho tem o propósito de levar mais qualidade de vida para os cidadãos. Melhorar a forma como as prefeituras se relacionam com os munícipes”, explica o sócio e gestor comercial da Sigma, Eduardo Dalpiaz. Brusque (SC), Fazenda Rio Grande (PR), Araucária (PR) e Piraquara (PR) são algumas das prefeituras que implantaram projeto de smart cities (cidades inteligentes) com a Sigma. O projeto da Prefeitura de Piraquara incluiu uma solução de cercamento digital da cidade, com a instalação de câmeras de monitoramento em vários pontos do município, aumentando a segurança da população.



Proximidade com o cliente e atendimento omnichannel

Além do mindset voltado para a inovação, outro elemento presente no DNA da Sigma é a proximidade com o cliente, por isso a empresa disponibiliza vários canais de atendimento, digitais e analógicos, com atendimento humano ou com bots, para assegurar que o cliente seja atendido pelo canal que preferir – telefone, e-mail, chat, WhatsApp ou pelas redes sociais. Nosso compromisso é com a experiência de nosso cliente, por isso utilizamos atendimento omnichannel (multicanal).

Tiago Ceresoli

“Os profissionais que fazem o atendimento compreendem o que o cliente precisa naquele momento e têm autonomia para tomar decisão, seja para resolver um problema imediatamente ou para fazer os agendamentos necessários”, explica o sócio Tiago Ceresoli, gestor da área de serviços. “A gente desburocratizou o contato com o cliente, oferecendo opções de canais de atendimento e customização no processo, o que garante um alto nível de satisfação dos clientes, superior a 97%. Aqui na Sigma todos os nossos clientes são importantes”.

Capacitação e desenvolvimento profissional

Com o compromisso de prover a melhor experiência para os clientes a Sigma investe fortemente na capacitação e na certificação de seus profissionais. A equipe técnica realiza cursos, treinamentos e certificações em outros países, e se mantem atualizada sobre as mais avançadas tecnologias. “Esse é o principal fator de sucesso da Sigma”, ressalta Eduardo Dalpiaz, cuja trajetória profissional reflete a visão da Sigma de incentivar o desenvolvimento profissional. Completando duas décadas na empresa, Dalpiaz iniciou sua trajetória como estagiário na Sigma.

“Fiquei dois anos como estagiário, cresci na empresa e, em 2011, fui convidado para ser sócio. Passei pela função mais básica e hoje consigo definir os rumos da Sigma. Para mim, é motivo de orgulho poder fazer parte desta empresa, ver no que ela está se transformando, perceber que a gente consegue fazer diferença na vida dos nossos clientes e colaboradores, construir uma empresa reconhecida e bem avaliada pelos clientes e pelo mercado”, comemora Dalpiaz.

O futuro é a cibersegurança

O desenvolvimento de soluções em Cibersegurança ou segurança cibernética (proteção dos ativos digitais da empresa, dos dados sensíveis do negócio transmitidos por rede ou armazenados em nuvem, prevenção de potenciais ataques externos) é um tema cada vez mais relevante no Brasil, principalmente por causa da LGPD, do aumento dos crimes cibernéticos e da expansão do trabalho remoto em função da COVID-19. Na Sigma, essa é uma área que tem ganhado destaque desde 2013 e já representa 30% do volume de negócios. Além de fornecer a infraestrutura, nossos clientes também recebem consultoria e prestação de serviços para diagnosticar, planejar, implantar, gerenciar e otimizar continuamente seu ambiente e os processos relacionados, mitigando riscos e assegurando a saúde da empresa.

Roberto Fofano

“Percebemos um mercado bastante promissor. Temos muitos anos de experiência e isso é um diferencial para que os clientes confiem em nossos serviços de segurança da informação”, afirma Roberto Fofano. A sinergia entre tradição, credibilidade e inovação rendeu à Sigma importantes contas, entre elas, a unicórnio Madeira Madeira, e a plataforma de vendas online Olist.

Para entregar Cibersegurança de alto desempenho, desde 2013 a Sigma é parceira da Fortinet, líder global em soluções de segurança cibernética para empresas. A bem-sucedida parceria ganhou escala em 2016. “Criamos um plano de negócios bem estruturado, contemplando plano de contas no Sul e em outras localidades, plano de marketing para reforçar essa mudança de mindset e investimento em qualificação da equipe. Nesse momento, a Sigma passou a ser um canal muito estratégico para a Fortinet e a gente conseguiu crescer expressivamente.

Reynaldo Rosa

Em 2020, inclusive, a Sigma ganhou nosso prêmio de melhor projeto estratégico, com uma solução de Network Access Control (NAC). A gente fica muito feliz em ter a Sigma como uma de nossas principais parceiras”, afirma o gestor de Service Channel-Level da Fortinet, Vitor Pupe.
Celebrando a experiência acumulada ao longo de 36 anos e de olho no futuro, a empresa que cresceu 50% nos últimos 3 anos tem como meta alcançar a marca de R$500 milhões nos próximos 5 anos, além de ser reconhecida como empresa referência em Cibersegurança no Sul do Brasil. “Investimos muito para que isso aconteça. Nossa equipe é certamente a mais capacitada e a gente tem feito um volume de negócios que permite atingir esse objetivo. Estamos colocando o pé no acelerador” finaliza Reynaldo Rosa.




 

Conheça as nossas soluções e descubra por que escolher a Sigma.

Saiba mais:

(Visited 292 times, 1 visits today)

Notícias relacionadas