Receba as novidades da Sigma por e-mail.







    Por que investir na cibersegurança é tão importante?

    As empresas estão cada vez mais conectadas, principalmente após a pandemia, com a adoção em massa do trabalho remoto. Por isso, pensar em cibersegurança se tornou fundamental para qualquer organização.

    Afinal, é preciso encontrar maneiras de tornar todos esses processos mais seguros não só para a empresa, mas também para os clientes, pois os casos de ataques digitais estão cada vez mais frequentes no Brasil. 

    De acordo com o relatório Kaspersky, só em 2020, houve um aumento de 330% nas tentativas de invasão a sistemas corporativos no país, um crescimento influenciado especialmente pela transição ao trabalho remoto, aumento de compras online e uso de bancos digitais.

    Uma pesquisa do Capterra indica que mais da metade (57%) das pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras já sofreram alguma tentativa de fraude digital ou efetivamente um golpe digital.

    Das empresas que relataram ter sofrido uma tentativa de golpe digital, o phishing foi o tipo de ataque mais citado: 83% dos respondentes destacaram que sua empresa já foi vítima de recebimento de mensagens fraudulentas via e-mail.

    Por que investir em cibersegurança?

    Segurança digital, cibernética, ou cibersegurança, é um conjunto de ações tomadas para proteger informações de empresas disponíveis em computadores, servidores, sites, aplicativos, dispositivos móveis, e-mails, sistemas eletrônicos e redes da empresa.

    Dados de clientes, documentos da empresa, informações sensíveis ou sigilosas e outros itens precisam estar protegidos, tanto para garantir a segurança dos clientes quanto da própria empresa.

    Quando uma empresa tem seus dados expostos, sua reputação pode ser colocada em xeque, o que prejudica sua imagem e, muitas vezes, até seu valor no mercado.

    De acordo com os especialistas em privacidade, um dos maiores erros é pensar que apenas grandes empresas estão sujeitas a invasões. O Relatório de Investigações de Violação de Dados de 2020 da Verizon aponta que 43% dos ataques cibernéticos tinham como alvo pequenas empresas. 

    Por isso, gestores responsáveis pela segurança digital precisam reconhecer a necessidade de treinamento e integração dentro de suas equipes, evitando erros, criando processos e incentivando uma cultura de cibersegurança na empresa toda.

    Como funciona a cibersegurança no Brasil?

    Aqui no Brasil, o cuidado com os dados e a cibersegurança ganharam força com a lei geral de proteção de dados, a LGPD, que passou a valer no final de 2020 e que chama a atenção para a proteção de informações pessoais.

    A lei exige das empresas uma atenção muito maior com o armazenamento de dados de seus clientes e usuários, fazendo com que as empresas voltem sua preocupação para processos, sistemas e políticas de segurança, além de capacitação da equipe, para que estejam em conformidade com a LGDP.

    Dados são informações de todo tipo, que podem ser valiosas para outras empresas. Um contrato, planilhas financeiras e outros documentos que têm valor estratégico e de inovação, por exemplo. 

    Apesar da discussão ser sobre segurança cibernética, essa proteção de informações também precisa fazer parte da cultura da empresa, já que os colaboradores lidam todos os dias com informações sigilosas e relevantes para a empresa.

    Assim, esse vazamento pode acontecer a partir dos colaboradores ou por algum processo pouco seguro que abre margem para isso.

    Além disso, o trabalho conectado e o compartilhamento de informações entre celulares, e-mails, computadores e nuvem também exigem que as empresas estejam mais atentas à segurança cibernética de seus processos internos, e requer uma atenção integrada de todas as áreas da empresa.

    Como melhorar a cibersegurança da minha empresa?

    Alguns cuidados que podem ser tomados para aumentar a segurança cibernética de uma empresa, principalmente no que diz respeito ao comportamento dos colaboradores:

    • não abrir anexos de e-mail de remetentes desconhecidos;
    • evitar conexões em Wi-Fi público;
    • utilizar senhas fortes;
    • utilizar duplo fator de autenticação;
    • abolir as planilhas de senha, adotando gerenciador de senha;
    • manter sistema operacional e aplicativos atualizados;
    • utilizar um bom antivírus.

    A partir desses cuidados básicos, PMEs já minimizam bastante o risco de ataques, mas para mitigar completamente o acesso de criminosos à rede da empresa, é preciso investir continuamente em cibersegurança: 

    • Equipamentos, aplicações, serviços de monitoramento, 
    • treinamento de todos os colaboradores e não apenas da equipe de TI, 
    • entre outros cuidados.

    Como aplicar a cibersegurança na sua empresa?

    Quando se trata de um assunto tão sério quanto a segurança dos dados de  sua empresa, a solução é  investir em fornecedores de confiança, que trabalhem com os melhores fabricantes, que tenham profissionais especializados, certificados e atualizados sobre cibersegurança, pois a todo momento surgem  novos tipos de ataques cibernéticos. Além disso, que ofereçam  um portfólio completo de soluções e de serviços, para acompanhar a evolução tecnológica de sua empresa..

    A Sigma  atende todos estes requisitos. Nós elaboramos o seu projeto, fornecemos os equipamentos (compre ou alugue), prestamos suporte e gerenciamos todo o seu ambiente. Nossas  soluções são flexíveis, que atendem todo tipo de empresa, de qualquer segmento e porte.

    Quer saber mais sobre cibersegurança? 

    A Sigma Telecom está pronta para ajudá-lo a entender melhor o papel da tecnologia em sua organização e gerenciar seu ambiente de TIC, para assegurar que a sua estrutura de cibersegurança esteja sempre  adequada às necessidades de seu negócio. 

    Vamos mantê-lo na vanguarda da tecnologia da informação e da comunicação para obter vantagem competitiva. Você faz negócios enquanto nós cuidamos de suas soluções de  TI.Entre em contato conosco, converse com nossa equipe e dê um passo importante para evitar problemas como vazamento de dados, sequestro de informações, paralisação de sistemas, multas,  entre outros que podem comprometer a  reputação e a imagem de sua empresa!

    Notícias relacionadas