Cadastre-se e fique por dentro das atualizações do nosso blog!

Seus dados estão seguros conosco

Cidades Digitais – A realidade do Brasil

Quando temos contato com o termo “Smart City” é comum que vejamos como algo distante da realidade de nós brasileiros. Na verdade, as Cidades Digitais já são realidade tanto no Brasil quanto no resto do mundo, mas na prática, o que são Cidades Digitais?

O que são Cidades Digitais?

O termo Cidade Digital possui diversas definições, porém sempre com o mesmo propósito: utilizar a tecnologia para tornar a gestão pública mais eficiente e sustentável, melhorando o dia a dia dos cidadãos. Temos aqui a primeira quebra de conceito, uma Cidade Digital não é a que possui mais tecnologias, e sim as cidades que melhor utilizam destas tecnologias em prol da qualidade de vida da sua população.

Nós da Sigma Telecom trabalhamos com projetos de tecnologia há mais de 30 anos, e então percebemos alguns pontos de foco dos municípios, são eles: infraestrutura, segurança pública, redução de custos, mobilidade urbana e inclusão digital.

Qual o primeiro passo?

Como as Cidades Digitais utilizam como base a utilização de tecnologia, o primeiro passo a se dar é fortalecer essa base, ou seja, é necessária a criação de uma infraestrutura de tecnologia e comunicação de qualidade e confiabilidade, nós a chamamos de Infovia.

Infraestrutura atual do municípios

Atualmente temos uma infraestrutura descentralizada nos municípios, ou seja, temos uma fatura de telefone/internet para cada unidade, uma operadora de telefonia diferente para cada unidade, e a disponibilização de um serviço de baixa qualidade para as unidades. A descentralização torna o gerenciamento da rede complexo, além de ter um alto custo para o município.

Infovia, a Infraestrutura Ideal de uma Cidade Digital

A Infovia é o estabelecimento de uma via de comunicação direta entre todas as unidades da prefeitura por meio de uma rede de fibra óptica. Tendo como ponto central normalmente a própria prefeitura ou algum ponto estratégico, todos os hospitais, escolas, praças e prédios do governo são interligados em uma rede privada de alta capacidade, confiabilidade, durabilidade e escalabilidade.

Desta forma, o município recebe vários benefícios, entre eles:

·         O custo de ligações entre as unidades do governo é reduzido a zero;

·         O custo operacional torna-se mínimo, pois ao invés de receber uma fatura de telefonia/internet por unidade, podemos receber apenas uma fatura para todo o município;

·         Entrega de serviços de alta capacidade em todas as unidades;

·         Redução de custos com serviços de telefonia e internet de até 70%, ou seja, o retorno sobre o investimento inicial do projeto é curto;

E depois?

Com uma infraestrutura de alta qualidade, torna-se possível a integração de diversos serviços, plataformas e sistemas para melhorar a qualidade de vida no município, alguns exemplos de projetos que Sigma Telecom tem trabalhado são:

·         Plataforma de Monitoramento Urbano Inteligente com Cercamento Digital;

·         Criação de Centros de Controle e Operação;

·         Disponibilização de acesso à internet de alta qualidade para locais públicos, fortalecendo a Inclusão Digital;

·         Utilização de Sensores IoT para monitoramento de enchentes, deslizamentos, dentre outros, apoiando o trabalho da defesa civil;

·         Utilização de semáforos inteligentes, melhorando a mobilidade;

·         Utilização de iluminação inteligente, reduzindo custos e promovendo a sustentabilidade; 

Ainda há um longo caminho para tornar nossas Cidades Digitais, mas o quanto antes os primeiros passos forem dados, mais próximos estaremos de um futuro ideal e digital, com qualidade de vida e benefícios para toda a população.

(Visited 286 times, 1 visits today)