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    Comunicação Unificada: O que é e como funciona

    Comunicação Unificada: O que é e como funciona

    O avanço tecnológico das últimas décadas tem feito surgir uma dúvida na cabeça de diversos gestores: Como conseguir ter uma comunicação de qualidade através de bons equipamentos, mas sem deixar de lado as questões sociais? Em um primeiro momento esse pode parecer um cenário complexo até demais, no entanto, a comunicação unificada nasce para solucionar essas demandas.  

    Assim, diante desse novo cenário que tem surgido nos processos comunicacionais, com um grande número de ferramentas a serem utilizadas, se torna interessante e mais viável pensar em uma integração dos sistemas. Ficou interessado no assunto? Então, não perca mais tempo, siga com a leitura e descubra tudo o que envolve essa temática. 

    O que é comunicação unificada?

    O que é comunicação unificada?

    Como a nomenclatura já pode dar a entender, a comunicação unificada ( termo originário da expressão em inglês unified communications) nada mais é do que um processo que unifica os dispositivos tecnológicos de comunicação de uma empresa em uma única plataforma, possibilitando que eles sejam acessados de qualquer local.

    Ou seja, pode ser considerada como comunicação unificada o sistema que consegue colocar em sintonia e em uma única interface todos os telefones da empresa, fixos ou móveis, endereços de e-mail, aparelhos de videoconferência, entre outros equipamentos. Esse processo tem como um dos seus objetivos principais otimizar a realização dos processos administrativos, por exemplo. 

    Além disso, esse tipo de procedimento também consegue proporcionar uma simplificação das tarefas realizadas pelos gestores, já que não se faz mais necessário dividir a atenção para diversas telas. Por sua vez, isso também acaba por contribuir com o cumprimento das metas e objetivos do negócio, ajudando também no aumento da lucratividade da empresa.     

    Como isso pode afetar o dia a dia de um negócio? 

    Como isso pode afetar o dia a dia de um negócio?

    Como já dito anteriormente, a partir da adoção desse modelo de comunicação, as soluções comunicações passam a contribuir de forma significativa para um maior dinamismo das tarefas executadas diariamente. Para se ter uma ideia, com essa integração, o atendimento ao cliente se torna mais facilitado, já que com um simples clique pode ser realizado uma ação em outra ferramenta que esteja sendo exigida.

    Essa maior rapidez na velocidade das respostas às demandas exigidas, sejam elas externas ou internas, também simplifica o contato entre os colaboradores e gestores, uma vez que todos têm acesso a plataforma. Isso impacta diretamente na produtividade do negócio, já que também melhora as condições para realização das atividades.

    Entretanto, para sempre conseguir manter a máxima qualidade nesses serviço, é necessário contar com o apoio de profissionais qualificados, que usem os melhores e mais modernos equipamentos disponíveis para essa ação. Clique aqui e veja um exemplo de empresa que realiza esse serviço com máxima qualidade e preço justo.    

    Como funciona? 

    Como funciona? 

    Para entender o funcionamento básico de um sistema de comunicação integrada, basta levar realmente em consideração o seu nome. Quer dizer, entender que essa estrutura de comunicação tem como objetivo permitir o acesso a determinados canais em uma única plataforma, podendo ser acessada remotamente de qualquer lugar.

    Dessa forma, através da definição de um conjunto de políticas e regras de atuação, todos esses recursos se tornam disponíveis para a utilização dentro dos processos realizados no negócio. Assim, imagine, por exemplo, que você saiu em uma viagem de férias da sua empresa, mas ocorreu algum problema que só você consegue solucionar.

    Tendo acesso a todos os meios de comunicação e as informações que eles contêm, utilizando o próprio celular, tablet, notebook ou computador com acesso à internet é possível solucionar a demanda e dar sequência de forma rápida a sua viagem e também expediente na empresa. Viu só como a comunicação unificada pode facilitar muito o dia a dia da sua empresa?  

    Com esse, e outros milhares exemplos que podem ser dados sobre a temática, compreenda que os meios de comunicação potencializam o seu funcionamento quando estão integrados. Sem contar com essa mobilidade o seu empreendimento pode estar direcionado para o fracasso.  

    4 motivos para adotar na sua empresa

    Agora que você já conhece um pouco mais sobre o conceito e funcionamento por trás da comunicação unificada, chegou a hora de saber 4 motivos para adotar essa estrutura na sua empresa:  

    1 – Aumento da segurança das informações

    Aumento da segurança das informações

    Em conformidade com uma das maiores preocupações modernas da gestão empresarial, esse modelo de comunicação também preza pela máxima segurança dos dados e informações contidas na rede. Dessa forma, o sistema que realiza a integração da comunicação permite também a realização automática e regular de backups e cópias de arquivos.

    Isso garante que mesmo que ocorra algum problema no sistema, seja por erro interno ou externo, as informações estejam salvas.  

    2 – Otimização da produtividade

    Otimização da produtividade

    Como já mencionado, um modelo de comunicação integrada impacta diretamente na melhoria da produtividade do trabalho executada pela empresa. Isso porque além de gerar maior simplicidade no uso, também permite a possibilidade de utilização de aplicativos móveis para os colaboradores e gestores se comunicarem.

    Essa comunicação também elimina a obrigatoriedade de de estar sempre presente na empresa para trabalhar. 

    3 – Melhoria do rendimento da equipe de T.I.

    Melhoria do rendimento da equipe de T.I.

    O setor de Tecnologia da Informação também é positivamente impactado com a adoção dessa inovação. Uma vez que não será preciso monitorar mais diversos sistemas de comunicações diferentes, centralizando todas as informações, ocorrerá um significativa redução do desperdício de tempo da equipe de T.I.. 

    4 – Redução de custos

    Redução de custos

    Por último, mas não menos importante, a redução de custos dentro da empresa também é um significativo benefício desse sistema de comunicação. Mesmo que inicialmente seja necessário investir em equipamentos próprios para esse processo, o resultado a longo prazo se torna vantajoso para o caixa do negócio. 

    Além disso, por necessitar apenas da internet para funcionar, o custo de manutenção do sistema também se torna menor. 

    Conclusão

    De uma forma geral, adotar um modelo de comunicação que integre diversas ferramentas utilizadas no cotidianos da empresa agrega em qualidade e rapidez aos serviços realizados. Além disso, também é perceptível ao passar do tempo do seu uso que existe uma significativa redução dos gastos.

    Assim, em conjunto com um sistema de comunicação unificada você também pode adotar na sua empresa o modelo de cabeamento estruturado. Clique aqui e saiba mais como fazer.  

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