Cadastre-se e fique por dentro das atualizações do nosso blog!

Seus dados estão seguros conosco

Videoconferência Equipamentos adequado: Tudo que precisa saber 

Apesar da constante demanda de viagens corporativas dentro do mercado empresarial atual. As videoconferências ainda continuam como uma importante ferramenta para comunicação com clientes de outras localidades. Diante disso, para que essa telecomunicação ocorra sem problemas é preciso que a empresa tenha equipamentos de videoconferência corretos.

No entanto, antes de pensar em usar esse tipo de tecnologia é recomendado entender o seu objetivo e se a videoconferência é realmente a solução ideal para alcançá-lo. Uma reunião pessoal continua sendo uma excelente alternativa para quem deseja impressionar um cliente, principalmente se for o primeiro encontro ou reunião.

Ciente desse cenário, quer saber mais sobre essa tecnologia que permite que usuários de distintas localidades consigam se reunir, ver uns aos outros e conversar em tempo real, mesmo sem estar fisicamente na mesma sala? Então é muito simples! Veja abaixo o que é uma videoconferência, os seus tipos e videoconferência equipamentos necessários. 

O que é uma videoconferência? 

O que é uma videoconferência?

Para você nunca mais ficar na dúvida, entenda que uma videoconferência representa exatamente o que o seu nome pode sugerir: uma conferência por vídeo. Assim, como já explicitado acima, isso significa que duas ou mais pessoas se conectam por meio da internet e de câmeras, conseguindo se ver e conversar entre si em tempo real.

Com isso, quando apenas duas câmeras estão conectadas na videoconferência o sistema utilizado para a comunicação é denominado de ponto a ponto. Já nos casos com três ou mais câmeras, o sistema utilizado é o multiponto, que muitas vezes faz uso do software chamado MCU (Unidade de Controle Multiponto), que opera como uma interface de conexão das câmeras. 

Além disso, quando se utiliza a videoconferência é possível fazer uso de dois modos distintos. O primeiro é chamado VAS, ou switch ativado por voz onde a janela de vídeo que fica em destaque é a da pessoa que estiver falando no momento. Um segundo modo é denominado de presença contínua, pois as janelas de todas as câmeras conectadas são exibidas simultaneamente.

Tipos de videoconferências 

Como já mencionado, a videoconferência é muito útil para as empresa que desejam fazer reuniões entre equipes de diferentes escritórios, parceiros, clientes ou qualquer outra ação. Diante da redução gastos e agilidade nos processos que essa ferramenta oferece,  é preciso pensar na frequência de uso e no nível de profissionalismo que você deseja para escolher o tipo de videoconferência para usar. 

Com isso, veja abaixo os dois tipos básicos de videoconferência que existem e que podem ser feitos com diferentes equipamentos de videoconferência:

Videoconferência online simples 

Videoconferência online simples

Um tipo básico de comunicação via internet, uma videoconferência online simples é recomendada no meio empresarial apenas quando o contato será feito entre poucas pessoas e que não é preciso uma alta qualidade de vídeo. A partir desse tipo de videoconferência é possível a própria webcam do computador e programas gratuitos, porém este tipo de sistema apresenta baixa qualidade de vídeo e instabilidade nas conexões, podendo passar a impressão de pouco profissionalismo por parte dos envolvidos.

Videoconferências profissionais

Videoconferências profissionais

Já quando você necessita de uma maior qualidade e ser eficaz na realização das videoconferências é preciso contar com uma solução mais completa de comunicação. Para isso, será preciso investir em videoconferência equipamentos especializados que proporcionem uma com alta qualidade de vídeo e áudio.

Para conseguir chegar nesse nível de qualidade existem diversas opções, que podem ir desde da compra de kits com com câmeras, microfones e cabos até construir espaços dedicadas a essa atividade, com videoconferência equipamentos de ponta. Para facilitar o seu processo de escolha desses produtos, veja abaixo uma lista do que é preciso.  

Videoconferência: Equipamentos necessários 

Videoconferência: Equipamentos necessários
  1. Conexão com a internet – Por ser uma comunicação online, é claro que o contato remoto depende da conexão da internet. Por conta desse fato, para se ter uma boa experiência durante a videoconferência sem que ocorra interrupções, delay ou distorções na tela, é preciso que a conexão tenha uma velocidade e estabilidade. Devido a isso, será necessário investir em uma rede que seja preparada para lidar com o fluxo de dados da videoconferência. Além disso, o recomendado é que o notebook ou computador esteja ligado a um fonte de energia, pois seu desligamento pela falta de bateria não é um erro e sim uma negligência. 
  2. Tela – O tamanho da tela da videoconferência também deve ser levado em consideração em relação a quantidade de participantes e o objetivo do evento. Dessa forma, quando se trata de uma reunião pequena, é possível ser utilizado um monitor ou uma televisão. No entanto, quando aumenta a quantidade de pessoas envolvidas é fundamental ampliar o tamanho da tela utilizada, que pode ser uma tela de projeção. Além dessa questão, também é preciso levar em conta a qualidade da tela, pois quanto melhor a nitidez melhor também fica a visualização.
  3. MicrofoneAssim como o fato das tela, quantidade e qualidade do microfone irá depender quantidade de participantes do evento ou reunião. Quando a videoconferência ocorrer em um espaço amplo e com várias pessoas, será necessário usar de dois ou mais microfones. No caso de um ambiente menor, basta utilizar apenas um microfone de boa qualidade para atender a demanda e garantir a eficiência da comunicação. O posicionamento também deve ser levado em consideração.
  4. Amplificadores e alto-falantes – Da mesma forma que é importante fazer com que  os da videoconferência consigam falar o que quiserem, também é preciso que eles consigam ouvir o que outros participantes dizem. Com isso, utilizar amplificadores e alto-falantes permite que o som seja distribuído de maneira eficiente, fazendo com que a comunicação seja clara, o que favorece a produtividade da equipe. Antes de usar de fato o equipamento é indicado que você faça testes com o equipamento, garantindo que os amplificadores e alto-falantes trabalharão em conjunto com os outros itens do equipamento de videoconferência, sem causar interferências.
  5. Câmera – Talvez a parte o mais importante videoconferência equipamentos, a câmera é justamente a responsável por transmitir as imagens. Novamente, a quantidade, qualidade e modelo a ser utilizado irá depender do tamanho do ambiente utilizado para a reunião e também o número de participantes.

Conclusão 

De uma maneira geral, videoconferência equipamentos irão variar de acordo com a necessidade de cada empresa e o nível de profissionalismo que a instituição pretende dar a reunião ou evento a distância. Diante disso, para ter acesso a uma solução completa em voz e vídeo clique aqui! Mude o patamar da sua empresa!

(Visited 47 times, 1 visits today)

Notícias relacionadas