Cadastre-se e fique por dentro das atualizações do nosso blog!

Seus dados estão seguros conosco

Firewall gratuito vale a pena?

Firewall gratuito vale a pena?

O mundo empresarial moderno engloba muito mais do que apenas o escritório, fábrica ou loja de uma determinada empresa ou marca. Hoje em dia também é preciso considerar o mundo digital e, por consequência, a sua segurança também. Com isso, surgem inúmeras formas de proteção, como os firewalls, por exemplo, com versões pagas e gratuitos. Assim, é importante saber: firewall gratuito funciona? 

Sendo gratuito ou não, essa ferramenta funciona baseada em um sistema de segurança muito eficiente que se utiliza de um conjunto de regras que analisa o tráfego de rede e determina quais as operações de transmissão e recepção de dados podem ser executadas. Com isso, saber escolher o melhor firewall para a sua empresa, pode ser um passo fundamental na garantia de que não ocorrerá nenhum problema futuro. 

Diante desse cenário, quer saber um pouco mais sobre essa solução de segurança e se um firewall gratuito vale realmente a pena? Então, já sabe o que tem que fazer! Siga com a leitura do artigo até o final e saiba mais. Caso já queria descobrir quais os melhores firewalls corporativos clique aqui

Como atua um firewall corporativo?

Como atua um firewall corporativo?

Como explicitado anteriormente, antes de qualquer coisa, um firewall funciona como uma barreira de proteção contra ataques e invasões no mundo online. Entre as suas atuações,  podem ser citada a ação de segurança que é realizada em todos os pontos de acesso a rede da organização, como os computadores de mesa, por exemplo.

Além disso, basicamente, um firewall vai atuar em dois outros lugares para proteger o sistema como um todo. O primeiro deles seria na conexão entre os computadores e os cabos de redes usados e, também nas portas de acesso e aplicações internas na rede, que podem ser alvos de agentes maliciosos.

Desvantagens de utilizar firewall gratuito

Desvantagens de utilizar firewall gratuito

Como já mencionado e você pode imaginar, quando tratamos de firewalls, assim como diversos outros sistemas no mundo online, existem, ao menos, duas versões disponíveis: a paga e a gratuita. Normalmente, a comprada possui todos os recursos que a empresa consegue oferecer no mais alto nível de atuação.

Enquanto isso, o firewall gratuito contém apenas uma versão básica do programa, possuindo apenas alguns recursos do que a sua versão paga apresenta. Por isso,  muitas vezes, é difícil confiar apenas nesse modelo de sistema disponibilizado de graça, já que ele pode não ser capaz de deter os mais recentes tipos de malwares e outros tipos de agentes maliciosos.

Além disso, existem alguns outros empecilhos quando tratamos do uso de firewalls gratuitos.  Veja alguns deles abaixo:

1 – Interface ruim 

Por serem uma versão básica do software de segurança, os modelos gratuitos de software, via de regra, acabam apresentando uma interface de utilização com poucos recursos que dificulta a sua utilização. Essa falta de compreensão sobre o equipamento pode contribuir para que ele seja utilizado de forma errada e não contribua para a segurança do negócio.

2 – Suporte deficitário 

Suporte deficitário 

Por ser uma solução de segurança corporativa básica e sem muitos recursos de proteção, muitas vezes, um firewall gratuito também não conta como um suporte ao usuário eficiente. Isso porque a versão já conta com o modelo mais simples que existe só podendo ter melhorias no sistema se optar pela versão paga. 

3 – Falta de recursos 

Além do fato de possuir recursos em suas versões mais básicas possíveis, como citado no tópico anterior, essas ferramentas também enfrentam a falta de recursos completarem. Esse fato diminui a atuação do programa, uma vez que um simples agente malicioso pode ser capaz de invadir e roubar diversas informações da rede corporativa, por exemplo.

4 – Falta de garantia 

Falta de garantia

Ao adquirir um firewall de graça, é impossível ter a garantia de que todas as funções ditas que são disponibilizadas nessa versão vão estar realmente funcionando. Além disso, não existe nenhuma garantia em relação a validade e o tempo de utilização do firewall,  onde ele pode parar de funcionar de repente sem nenhuma justificativa

5 – Evolução rápida das ameaças 

Evolução rápida das ameaças

Por último, mas não menos importante de ser citado quando tratamos de firewalls gratuitos, é que as ameaças às redes corporativas estão evoluindo cada vez mais e de forma rápida. Sendo assim, se o programa de proteção não acompanhar essa evolução, vai acabar ficando defasado e expondo a sua ,empresa. 

Porque investir em um firewall?

Porque investir em um firewall?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre as dificuldades que pode enfrentar ao contar com um firewall gratuito, fica mais fácil de entender os motivos de porque se deve investir nesse tipo de solução tecnológica. Antes de tudo, é preciso deixar da claro que esse investimento representa uma necessidade para todos aqueles que necessitam de segurança da informação, independente do tamanho do negócio.

Isso porque existem diversas informações que devem ser protegidas, sejam elas da própria empresa ou dos clientes. E, com o tráfego de fontes duvidosas, a integridade de toda a rede pode ser comprometida, dando chance para que cibercriminosos possam atuar de forma a prejudicar a empresa.  

Além disso, entra em jogo em 2020, outro aspecto muito importante relacionado a segurança de dados. A partir de agosto de 2020 entra em vigor no Brasil a LGPD, ou Lei Geral de Proteção de dados, que aumenta ainda mais o controle sobre a segurança de dados e informações por parte das empresas.  

Com isso, passará a ser ainda mais fundamental contar com um bom sistema de proteção,que, muitas vezes, começa pelo firewall. Quer saber mais sobre a nova LGPD e como ela vai impactar no dia a dia das empresas? Então, clique aqui e também saiba como fazer o seu negócio ficar de acordo com essas novas exigências. 

Conclusão 

Conseguiu compreender como a sua empresa pode ser afetada se apenas basear a sua proteção corporativa em um firewall gratuito? Atualmente,  é preciso dispor das melhores ferramentas de proteção para ter total certeza de que o seu negócio não será comprometido por um ciberataque ou vazamento de informações. 

Assim, para ficar ainda mais por dentro das questões da cibersegurança da sua empresa, clique aqui e tenha acesso a um conteúdo exclusivo sobre o tema. 

(Visited 41 times, 1 visits today)

Notícias relacionadas