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Prefeitura e Itscon revolucionam sistema de comunicação em Curitiba

A prefeitura de Curitiba investiu na modernização de sua comunicação e começa 2019 já operando um dos mais sofisticados sistemas de telefonia e dados da administração pública no país.

Nessa nova era, todos os aparelhos da administração passam a estar interligados com tecnologia IP, inclusive com ramais instalados em celulares corporativos, gravação de voz e da tela dos atendentes de serviços de urgência, além de sistemas de última geração para videoconferências.

Para promover essa verdadeira revolução em sua comunicação, a prefeitura de Curitiba contou com o suporte técnico de um parceiro tecnológico da Sigma, a Itscon. A empresa, que tem sua sede na mesma cidade, é especializada em sistemas de tecnologia para comunicação corporativa e segurança da informação.

Antes das mudanças, muitos prédios ocupados por órgãos da prefeitura possuíam equipamentos obsoletos e dispersos, o que dificultava a rápida comunicação entre servidores e, muitas vezes, acabava comprometendo a velocidade na prestação dos serviços. Havia diversos prédios que simplesmente não estavam ligados à rede.

Com o fim do contrato com a antiga mantenedora do sistema de comunicação e a chegada da nossa parceira, todo o parque de telefonia e dados da administração municipal foi reestruturado, com o objetivo de otimizar recursos e agilizar processos, com mais segurança. E isso só foi possível graças à introdução de novas tecnologias e ferramentas de comunicação.

Serviços ganham agilidade com novas tecnologias

Além de corrigir falhas provenientes da descentralização da antiga rede de telefonia, o novo sistema instalado na Prefeitura de Curitiba diminuiu os riscos de quedas nas ligações, principalmente nos serviços considerados essenciais, ou de primeira necessidade.

Para o SAMU, Guarda Municipal e Hospital do Idoso Zilda Arns, por exemplo, foram instalados sistemas de redundância que garantem funcionamento ininterrupto. O SAMU e a GM, passaram a contar com gravação tanto de voz quanto da tela dos atendentes. Também foram incorporados à nova rede de telefonia a Casa da Mulher Brasileira e Ruas da Cidadania (Tatuquara, Cajuru, Bairro Novo, Santa Felicidade e CIC).

Segundo os próprios servidores a melhoria na comunicação foi considerável. A maior parte das mudanças foram implementadas na administração pública, desde os órgãos menores até os grandes prédios como o Palácio 29 de Março, sede da Prefeitura, o edifício Delta, onde estão as secretarias municipais de Educação, de Urbanismo, de Assuntos Metropolitanos, entre outras.

Entre as mudanças, que também contemplaram a Procuradoria Geral do Município e as sedes da

SEPLAD e Sede da SMOP, está a implantação de um servidor de comunicação PABX Unify, com capacidade para mais de quinze mil portas. Todos os ramais, analógicos e digitas, migraram para telefonia IP. Com isso a rede passou a ser usada de forma compartilhada tanto para telefonia quanto para dados.

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Comemoramos o sucesso na migração dos sistemas

A migração dos sistemas de comunicação e dados da Prefeitura de Curitiba, em um prazo extremamente curto, só foi possível porque contou, de um lado, com o know-how de uma empresa altamente especializada e, na outra ponta, porque houve colaboração dos servidores.

Na avaliação do sócio-diretor da Itscon, Eduardo Dalpiaz, o grande desafio foi planejar e executar a migração contemplando todas as áreas da Prefeitura, incluindo serviços extremamente sensíveis, no curto prazo fixado na licitação. Uma das preocupações da Itscon era gerar o mínimo de impacto possível na rotina dos servidores e nos serviços prestados por eles.

— A Itscon tem se preparado para projetos de tecnologia desta complexidade há anos, através de vultuosos investimentos em capacitação das equipes técnicas e comerciais e no esforço para o desenvolvimento de parcerias de negócios com os principais fabricantes mundiais de tecnologia. A concretização deste projeto nos traz plena satisfação por ajudar o desenvolvimento do município e a certeza de estarmos evoluindo na direção correta, preparados para atender a demanda dos mais diversos cenários, de clientes públicos a cliente privados — Comemora Dalpiaz.

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