Cadastre-se e fique por dentro das atualizações do nosso blog!

Seus dados estão seguros conosco

SD WAN Conceito: O que é e como funciona

Conceito de SD WAN: O que é e como funciona

Atualmente, é possível se conectar com pessoas de todo mundo através das redes de comunicação existentes. Para que isso ocorra, existem diversos programas e equipamentos que criam essas redes de comunicação, como os chamados SD WANs. Mas, diante desse cenário, você sabe o que é o SD WAN conceito? 

Assim, saiba que por definição, entende-se SD WAN como uma forma de se criar redes de longa distância,  através da virtualização de WANs, mas conseguindo fazer o controle e gerenciamento de um único local. Mesmo se utilizando basicamente do mesmo princípio, uma SD WAN consegue ser muito mais rápida e barata que uma WAN tradicional.

Além disso, como o uso de uma SD WAN é possível criar uma rede híbrida de uso, alternando, automaticamente, o canal de transmissão de dados entre, por exemplo, uma rede 4G, uma internet banda larga ou uma rede MPLS. Se interessou pelo assunto? Então, siga com  a leitura e saiba mais sobre o SD WAN conceito.

Como funciona uma SD WAN?

Como funciona uma SD WAN?

Como já citado anteriormente, uma SD WAN tem, basicamente a função de criar redes de longa distância com tráfego de dados de uma rede WAN. Ou seja, através dela é possível se conectar com praticamente qualquer dispositivo existente ou aplicativo que deseja ser utilizado, independente da sua localização. 

Dessa forma, através do serviço de transporte de dados mais viável no momento da conexão, que como mencionado pode ser uma ligação à internet de banda larga, celular, satélite ou até MPLS (Multiprotocol Label Switching), por exemplo, ocorrerá a conexão com o outro sistema. Isso sempre de acordo com as mais atuais políticas de atuação e de maneira mais econômico possível dentro do tráfego de dados. 

Com isso, o meio corporativo tem muito a ganhar com a adesão a uma rede SD WAN conceito, uma vez que a sua conexão ganha em resistência e largura de banda. Deste modo, por exemplo, caso um link primário que esteja sendo usado caia, o tráfego da rede poderá ser direcionado para um outro link colocado como backup, gerando o mínimo possível de interrupção para o usuário. 

Vantagens da utilização de uma SD Wan  

Para se aprofundar ainda mais na SD WAN conceito, conheça agora 5 vantagens que a utilização dessa tecnologia pode agregar ao dia a dia da sua empresa. Confira abaixo: 

1 – Melhoria da qualidade operacional 

Melhoria da qualidade operacional

Muitas vezes, as empresas se tornam reféns da suas conexões de rede, fazendo com que os os seus funcionários, por exemplo, tenham dificuldade para enviar e receber informações de serviços integrados à nuvem, por exemplo. Essa dificuldade acaba gerando uma perda na produtividade dos profissionais, já que necessitam gastar mais tempo para solucionar demandas inicialmentes simples, como baixar um arquivo, por exemplo.

Com isso, ao adotar a tecnologia SD WAN, o empreendimento consegue ter uma conexão melhor, sem a existência de tantos erros. Desse modo, os membros da equipe de trabalho conseguem realizar o seu trabalho com alto desempenho contando com o suporte de uma conexão de dados de excelência,.

2 – Maior inteligência no controle de tráfego

Maior inteligência no controle de tráfego

Outro ponto que diferencia uma rede SD WAN conceito das outras é o preciso e ágil processo de monitoramento dos recursos que estão sendo utilizados na rede. Para tanto, a empresa que adota a tecnologia consegue de forma automatizada estipular ações que podem ser tomadas em situações específicas, sem a necessidade da intervenção humana.

Esse processo auxílio na rápida identificação de problemas, impedindo que possíveis gargalos gerem um impacto significativo da rotina de utilização do usuário. Desta maneira, o tráfego de dados sempre será realizado da forma mais inteligente possível, causando uma rápida conexão para o usuário. 

3 – Otimização do desempenho dos aplicativos e maior visibilidade

Otimização do desempenho dos aplicativos e maior visibilidade

Uma rede SD WAN também contribui no quesito de otimização do desempenho dos aplicativos usados, mas sem deixar de lado o aspecto da visibilidade do que está acontecendo na rede. Assim, através do uso dos links híbridos, os aplicativos sempre fazem uso do melhor caminho na rede de tráfego de dados.

Além disso, a tecnologia também gera um monitoramento total de todos os links de rede remota e provedores de serviços, gerando uma segurança ainda maior da rede. 

4 – Redução de gastos

Redução de gastos

Um dos aspectos mais importantes para qualquer empresa, a redução de custos também faz parte das vantagens de um SD WAN conceito. Ao instaurar uma rede remota híbrida, como uma SD WAN, por exemplo, aumenta-se, por consequência, a largura de banda comum, o que gera um menor gasto com os hardwares.

5 – Aumento da segurança 

Aumento da segurança 

Assim como a diminuição de gastos, a segurança também é um ponto de extrema importância no desenvolvimento de qualquer empreendimento. Assim, para não deixar integridade do sistema sistema ser afetada, a SD-WAN possui em sua formação recursos como firewalls e criptografia avançada, garantindo que somente quem tem acesso autorizado utilize a rede.

Além desse ponto, uma SD WAN também não necessita de novos protocolos de segurança e autorização de redes tradicionais para o seu funcionamento, podendo ser utilizada em redes balanceadas via software, por exemplo. 

FortiGate Secure SD WAN 

Aumento da segurança 

Contendo o selo de qualidade da Fortinet, multinacional norte americana do ramo de tecnologia da informação, o FortiGate Secure SD WAN se destaca no setor de SD WANs devido a sua qualidade e eficácia. Completo no que diz respeito ao roteamento avançado de aplicações, o produto não deixa de lado uma otimização WAN de excelência, contendo um oferta unificada de segurança.

Esse aspecto da segurança, aliás, também ganha destaque com o FortiGate Secure SD WAN, uma vez que o equipamento conta com o que existe de mais moderno e avançado dos recursos de segurança do Next-Generation Firewall (NGFW), um dos firewall mais completo que existe.

Além disso, a solução também apresenta um sistema baseado no novo SOC4, circuito integrado específico da aplicação, o que gera diversos benefícios, como o melhor desempenho de aplicativos (ASIC), inteligência de caminho automatizada e suporte a sobreposição de WAN para VPN, por exemplo.

Conclusão 

De uma forma geral, entenda o SD WAN conceito como uma solução tecnológica que agrega aumento de performance e redução de custos para redes WAN além de visibilidade e gerenciamento dos links, tudo isso contribuindo para o crescimento do rendimento da empresa. 

Com isso, agora que já conhece mais sobre o SD WAN conceito, que tal utilizar essa tecnologia a favor do seu negócio? Fale com um dos nossos técnicos clicando aqui e descubra como. 

(Visited 49 times, 1 visits today)

Notícias relacionadas