Cadastre-se e fique por dentro das atualizações do nosso blog!

Seus dados estão seguros conosco

Segurança de dados nas empresas: Porque é importante

Antes de qualquer coisa, entenda que qualquer ação que você faça no mundo digital é gerado automaticamente algum tipo de dado sobre a sua atividade. Esse é o mesmo processo que ocorre quando um cliente passa as suas informações para a sua empresa. Dessa forma, já consegue compreender, mesmo que de forma inicial, a necessidade de contar com segurança de dados nas empresas?

Os dados, que podem ser entendidos com alguma característica passível de registro, atualmente são uma das ferramentas mais valiosas para uma empresa, se bem usados. Com isso, garantir a segurança dessas informações é o primeiro passo para conseguir atingir o sucesso. Quer saber mais sobre o tema? Então, continue a leitura e descubra.   

Importância da segurança de dados nas empresas 

Importância da segurança de dados nas empresas

Apesar de ser de grande importância para a manutenção das atividades de qualquer negócio, independente do ramo, ainda é pouco difundida a ideia de que é necessário contar com segurança de dados nas empresas. Apesar disso, saiba que é essencial cuidar e tratar das informações próprias e dos clientes como se fossem um patrimônio do negócio. 

Desta maneira, é preciso quebrar de forma mais abrupta o ideal coletivo de que os bens de uma empresa são apenas a sua parte física, ou seja, material. Mesmo com essa parte continuando a ter o seu valor, também é essencial se atentar a essas novas demandas que têm crescido junto com a evolução do mundo digital.

Para se ter uma ideia de como esse tema é importante, o ano de 2017 ficou marcado pelo acontecimento de uma onda de sequestros digitais, segundo diversos especialistas da área. Através desses ataques, hackers conseguiam se aproveitar de vulnerabilidades dos sistemas para roubar informações e posteriormente pedir resgates milionários, ou até mesmo disponibilizar o conteúdo online.

De qualquer forma, perceba que o prejuízo para o negócio que sofre com esse problema pode ser incalculável, gerando perda de dinheiro, credibilidade com o mercado e até mesmo, em casos mais graves, o fechamento da empresa. Com esse exemplo, conseguiu compreender a importância da segurança de dados nas empresas?

Então, para te ajudar a compreender um pouco mais o que a falta de segurança de segura, leia o próximo tópico, onde é explicado diferentes tipos de ataque que a sua empresa pode sofrer.  

Quais os principais problemas enfrentado pelas empresas que não usam segurança de dados? 

Quais os principais problemas enfrentado pelas empresas que não usam segurança de dados?

O entendimento de que a utilização de artifícios que promovam a segurança da informação dentro do seu negócio é importante, é a primeira forma para deixar de omitir-se. Após isso, passa a se tornar necessário também estar ciente da principais formas de ataques utilizadas pelos hackers que podem atingir o seu negócio.  

Com isso, separamos alguns dos principais problemas enfrentados pelas empresas que não adotam políticas de proteção de informações e dados: 

Infecção por malware 

Infecção por malware

Uma das formas mais comum que existe de se conseguir causar algum tipo de dano a uma rede corporativa é através de uma infecção por malware. Basicamente, esse processo ocorre quando algum software ou parte de software são incorporados a um equipamento, seja computador ou notebook, por exemplo, com  com código malicioso. 

Após a sua instalação, esse tipo de código consegue gerar danos para o dispositivo ou até toda rede, chegando até a roubar dados, dependendo da sua programação. Uma maneira de começar a evitar essa contaminação, além de se fazer uso de uma ferramenta de segurança de dados nas empresas, como o firewall, é ter uma política de bom uso do email, principal forma de entrada desses malwares

Alguns exemplos de malwares são:

  • Cavalo de troia;
  • Ransomware;
  • Adware;
  • Spyware.

Vulnerabilidades expostas 

Vulnerabilidades expostas

Como já citado anteriormente, os hackers sempre buscam encontrar nas redes corporativas pontos de vulnerabilidade para conseguir ter acesso a informações e dados valiosos. Sendo assim, aqueles negócios que não se preocupam com a segurança digital, acabam ficando mais expostos a ação desses criminosos. 

Assim, veja abaixo os principais fatores de risco que contribuem para a vulnerabilidade de um sistema:

  • Configurações mal feitas;
  • Falta de treinamento dos funcionários;
  • Falta de atualizações do sistema.
  • Falhas nos softwares usados.

Phishing

Phishing

Idealizado para acontecer através de uma fraude eletrônica, o phishing tem como uma das suas principais características a tentativa, por parte dos hackers, de conseguir dados pessoais dos usuários, se passando por uma mensagem oficial de um contato confiável. O phishing se instala no equipamento para realizar esse roubo de dados.

Para tentar evitar que isso aconteça, é necessário a instrução de toda a equipe para somente abrir emails com a certeza de que são verdadeiros, analisando o remetente, por exemplo. 

Fraude interna

Fraude Interna

Apesar de ser menos comum, também existe a questão da ocorrência de ataques criminosos por dentro da própria empresa. Assim, apesar de nunca ser possível saber, é necessário criar níveis de acesso a determinadas informações dentro da empresa para garantir que determinadas informações não caiam em mãos erradas.

Além disso, também se faz necessário ter um alto grau de exigência no momento da contratação de profissionais para a sua equipe. Isso porque, quanto maior o seu negócio for ficando, maior será o acesso a dados confidenciais de clientes, entre outras informações, o que pode gerar graves consequências. 

Dessa forma, independe do tamanho do seu negócio, seja ele de pequeno, médio ou grande porte, é preciso ter em mente que a cibersegurança é uma necessidade básica de qualquer empresa atualmentente. Sem a existência desse respaldo se torna praticamente impossível conseguir atingir sucesso dentro de qualquer mercado.

Diante desse cenário, saiba que todos os seus concorrentes estão investindo em segurança de dados. Quer saber porque você também deve investir? Então clique aqui e confira. 

Conclusão 

De uma forma geral, a segurança de dados nas empresas tem se demonstrado como algo essencial nos dias de hoje. Qualquer dado, informação ou outro tipo de elemento da sua empresa que for roubada pode configurar um grave problema, o que como já citado anteriormente, pode levar até a extinção do negócio. 

Gostou de conhecer mais sobre a importância da segurança de dados nas empresas e como isso pode impactar no dia a dia do seu negócio? Então, aproveite para falar com um dos nossos especialistas e descobrir qual a melhor forma de garantir a segurança do seu negócio clicando aqui.

banner sigma


(Visited 81 times, 2 visits today)

Notícias relacionadas