Cadastre-se e fique por dentro das atualizações do nosso blog!

Seus dados estão seguros conosco

Segurança de rede empresarial: 9 melhorias para 2019

O ambiente corporativo tem mudado em muitos aspectos nos últimos anos, sendo uma das principais novidades a questão da segurança de rede empresarial. Por ser algo novo, muitas vezes esse assunto ainda é deixado de lado por diversos gestores que não enxergam a sua extrema importância, o que pode gerar uma série problemas

O principal desses problemas talvez seja, o fato da alta quantidade de pessoas que passaram a usar as redes de computadores para os mais diferentes fins e, assim, utilizar diversas informações que podem interferir na sobrevivência de uma corporação. Com isso, a falta de segurança passou ser um grave defeito de uma empresa.

Diante desse cenário, quer fazer com que a sua empresa tenha total segurança sobre os seus dados e informações mercadológicas e confidenciais? Então, veja esse artigo até o seu final e conheça 9 dicas para ter uma melhor segurança de rede empresarial em 2019. 

9 dicas para ter uma melhor segurança de rede empresarial em 2019: 

1 – Estabeleça níveis de acesso aos usuários 

Estabeleça níveis de acesso aos usuários

A primeira boa prática em questão de segurança deve ser tomada para cuidar da sua rede corporativa é estabelecer níveis de acesso a cada um dos usuários. Independente do tamanho da sua empresa e se você confie profundamente nos seus funcionários, é fundamental restringir o acesso a determinadas informações mais estratégicas. 

Com isso, a sua corporação pode determinar algumas políticas internas que estabelecem os parâmetros de acesso para cada um dos cargos. Além disso, também pode ser organizado as informações e dados da empresa em pastas e subpastas com direcionamento de acesso em cada uma delas. 

2 – Realize backups diários 

Realize backups diários 

Outra maneira de proteger o seu sistema de computadores de possíveis erros, ataques cibernéticos ou até mesmo panes totais é com a realização de backups diários. Dessa forma, as suas informações e dados estariam sempre salvos em um outro local, podendo ser recuperados e novamente utilizados a qualquer momento.

Para fazer esse tipo de ação você pode contar tanto com um servidor específico de backup ou um armazenamento na nuvem. No primeiro, respectivamente, você terá acesso a um serviço exclusivo de backup, o que pode ser mais custoso, enquanto que o armazenamento na nuvem se apresenta como uma forma mais simples e barata de se fazer esse processo. 

3 – Possua ampla visualização da rede de segurança 

Realize backups diários 

Para se ter um controle adequado de toda a rede computadores de uma empresa é preciso, antes de tudo, ter uma observação ampla de todo ambiente corporativo computacional. Com isso, se torna possível avaliar o comportamento dos usuários para determinar se o alvo avaliado é considerado um problema ou não.

Apesar de grande parte das ferramentas utilizadas hoje não serem totalmente completas para essas análises, é possível combinar mais de uma para se ter uma visualização adequada da rede dinâmica, comportamento e tráfego dos usuários. Desta maneira, você consegue abranger um campo maior de observação, fundamental para a segurança.

4 – Automatize processos 

Automatize processos

As políticas de segurança de uma empresa também passam pela automatização de alguns processos dentro de todo sistema corporativo. A necessidade de se automatizar surge principalmente pelo fato de se precisar todos os aspectos de sistemas cada vez mais amplos e complexos. 

Diante disso, um das tarefas que pode ser automatizada é o processo de backup, por exemplo, questão apresentada no tópico dois deste artigo. Isso permite que a intervenção humana seja focada em outros aspectos da empresa. 

5 – Utilize Wi-Fi protegido por senha 

Utilize Wi-Fi protegido por senha

Uma medida que também deve ser tomada para manter a segurança de rede empresarial é a proteção rede de Wi-Fi da sua corporação. Saiba você, que quando usamos uma rede de internet aberta, os dados que estão no sistema ficam expostos a todo tipo de malware, o que pode gerar problemas a rede.

Dessa forma, todas as redes de Wi-Fi da empresa precisam ser protegidas com algum tipo de senha. Também pode ser criado um sistema onde cada usuário possui a sua própria senha de acesso interno, facilitando o processo de rastreamento de dados ambiente corporativo.  

6 – Atualize os sistemas rotineiramente 

Atualize os sistemas rotineiramente

Uma das dicas mais importantes para manter a segurança dos dados de uma empresa é fazer a atualização dos sistemas utilizados rotineiramente. A cada uma das atualizações, os sistemas são melhorados e passam a ter uma maior segurança, evitando que aconteçam falhas e possíveis ataques. 

7 – Bloquear automaticamente conteúdos maliciosos

Controle o acesso a internet

 

Em conjunto com a automatização de processos de segurança, assunto tratado no tópico 4 deste artigo, merece uma atenção especial o bloqueio automático de conteúdos maliciosos. Para isso, é preciso instalar softwares de segurança para bloquear os conteúdos malicioso e proteger os dados da sua rede computacional.

Também devem ser utilizado programas que escaneiam os downloads realizados para que possam inutilizar algum vírus que possa ter sido baixado junto. 

8 – Controle o acesso a internet 

Controle o acesso a internet

Todo mundo sabe que na internet existem diversos sites que só servem para disseminar vírus, malwares ou até mesmo spywares, que podem gerar maiores problemas, como roubo de senhas e dados, por exemplo. Com isso, traçar uma política de acesso a links externos deve auxiliar na conscientização dos seus funcionários e maior segurança para a sua rede corporativa.

Todo esse processo também pode ser feito com o auxílio de um Firewall de Controle de acesso à internet.

9 – Conte com uma solução em segurança da informação 

Conte com uma solução em segurança da informação

Por último, mas não menos importante, a nona dica para você melhorar a segurança de rede empresarial é contar com o auxílio de um sistema especializado em segurança da informação. Diante disso, existem empresas especializadas que oferecem esse tipo de serviço com alta qualidade para auxiliar a sua corporação e você nunca ter problemas com sua segurança de rede empresarial.  

Conclusão 

De uma forma geral, para se conseguir ter uma melhor segurança de rede empresarial é preciso se ter consciência de que proteção corporativa passa por todos os funcionários, devendo ser uma tarefa de todos tomar medidas de segurança. Gostou do artigo e quer saber como proteger ainda mais a sua corporação? Então, clique aqui e confira

(Visited 22 times, 1 visits today)

Notícias relacionadas