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    Sigma Telecom transforma sistema de comunicação de cidade paranaense

    Município da região metropolitana de Curitiba passa a contar com tecnologia disponível em capitais brasileiras.

    A vida dos moradores da cidade paranaense Fazenda Rio Grande se transformou nos últimos meses. Uma parceria entre a prefeitura, a Avaya, multinacional norte-americana do ramo de telecomunicações fornecedora de soluções, serviços e inovações na área de comunicação e a empresa de sistemas inteligentes de comunicação, Sigma Telecom, transformou os serviços prestados pelos órgãos públicos.

    Em busca de uma transformação digital em sua estrutura de transmissão interna e externa, a cidade agora passa a dispor de um sistema avançado de telefonia VoIP da Avaya, que proporciona uma economia de mais de R$ 14 mil por mês. Ou seja, ao longo de um ano, R$ 169 mil reais deixam de sair dos cofres públicos nesse processo de inovação que o município implantou. 

    As vantagens não param por aí, deve ser considerado a integração de 135 unidades públicas por meio de mais de 80 km de fibra óptica instalada, possibilitando a troca de informações de forma mais rápida e eficiente no atendimento ao público, beneficiando os mais de 102 mil munícipes. Também são benefícios notórios dessa mudança os seguintes pontos:

    • Possibilidade de servidores públicos engajarem e gerenciarem fluxos de trabalho remotamente;
    • Retorno do investimento em 24 meses;
    • Criação de grupos em chamadas;
    • Transferência de chamadas simplificada e potente;
    • Link dedicado;
    • Segurança de dados;
    • URA (Unidade de Resposta Audível que permite a utilização de serviços automáticos para as pessoas que entram em contato em busca de sanar dúvidas sem a intervenção de um atendente).

    Com isso, a prefeitura de Fazenda Rio Grande consegue de maneira mais simples e prática ter contato com mais de 400 ramais IP espalhados na cidade, seja em secretarias, escolas, CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil), unidades de saúde, polícia e guarda municipal entre outros locais. 

    A expertise e tecnologia aplicada na prática pela Sigma trouxe o município para uma nova era, como esclarece o gerente de TI da Prefeitura, Chrystopher Lemos dos Santos: 

    “Antes, usávamos telefonia analógica e, agora, com o sistema VoIP, a comunicação entre os órgãos públicos está interligada, sem necessidade de uma ligação externa. Além disso, por conta da pandemia, pudemos propiciar mobilidade aos nossos servidores, que, graças ao projeto, podem transferir os ramais para seus smartphones”. 

    O gerente de contas da Sigma Telecom, Alfredo Gobbato, explica um pouco mais de como se estabeleceu o trabalho da empresa de comunicação: 

    “O sistema implantado desafogou as chamadas, que, antes, eram centralizadas no número principal da Prefeitura, impactando diretamente o atendimento à população local. Além disso, é possível gravar as interações, formar grupos e fazer a mobilidade de ramais – sem falar na rapidez das respostas e ainda na qualidade do áudio, sem ruído”.

    Foi preciso inovar com a pandemia

    Município da região metropolitana de Curitiba passa a contar com tecnologia disponível em capitais brasileiras.

    O ex-prefeito de Fazenda Rio Grande, Marcio Wozniack, entendeu ser preciso se adaptar às novas tecnologias e a nova realidade com a pandemia da Covid-19, encontrando na Sigma Telecom a parceria ideal para esse processo de inovação que mudou a forma de governar a cidade. 

    “Foi instalada uma solução premium e estamos muito satisfeitos tanto com a tecnologia da Avaya, quanto com o serviço da Sigma Telecom, que nos ajudou muito nessa transição. A cidade ganhou em agilidade e na diminuição dos nossos. O projeto de cidade inteligente como um todo nos garante um retorno de R$ 65 mil/mês, e a mudança de telefonia contribui com 25% desse montante”, explicou o ex-prefeito. 

    “Além disso, houve uma melhora de comunicação sem paralelo entre Prefeitura e cidadãos, também vale frisar que Fazenda Rio Grande foi pioneira na aquisição e implementação dessa tecnologia. Hoje, usufruímos de um sistema de comunicação interno igual ao das grandes capitais, como Curitiba.” completa o ex-prefeito. 

    Essas mudanças se tornaram perceptíveis logo de início após a finalização do projeto, que ocorreu no primeiro trimestre de 2020, pouco antes da declaração da pandemia da Covid-19. 

    Inicialmente, a Sigma seria responsável apenas por um trabalho específico de fibra óptica em toda a cidade. No entanto, em busca de oferecer soluções customizadas e que, de fato, transformem vidas, a empresa curitibana, por meio dos seus especialistas altamente capacitados, aconselhou a execução do projeto de transformação da comunicação do município. Ou seja, não é apenas executar um trabalho, mas sim modificar situações por meio de tecnologia de ponta.

    Assim, em um ano, toda a central telefônica da Prefeitura migrou para a tecnologia IP. O presidente da Avaya Brasil, Marcio Rodrigues, relata sobre a importância dessa transição e como ela foi fundamental nesse período de pandemia que pegou a todos desprevenidos. 

    “O sistema da Avaya ajudou muitas pessoas. De uma hora para a outra, os servidores públicos foram deslocados para home office, e os ramais puderam ser facilmente transferidos para seus smartphones. Essa mobilidade foi essencial para o período desafiador que ainda estamos vivenciando”, afirma Marcio Rodrigues, presidente da Avaya Brasil.


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