Empresas dos mais diversos setores possuem demandas operacionais que precisam funcionar de maneira estável, sem interrupções e capazes de identificar, prevenir e corrigir ameaças. Tendo em vista essa necessidade, SOC e NOC entram para atuar diretamente na garantia de segurança cibernética e estabilidade de rede.
Confira no post abaixo como funcionam os centros de operações SOC e NOC e a importância deles para o cotidiano da sua empresa!
O que é SOC?

SOC é a sigla para Centro de Operações de Segurança e é responsável por monitorar e gerenciar os recursos e soluções de segurança da informação de uma empresa ou organização pública.
O SOC inclui pessoas, processos e tecnologia. É um time de experts que combinam processos de tecnologia com habilidades humanas para formar uma estrutura de gerenciamento robusta.
Essa estrutura tem capacidade de prever, detectar, gerir e responder a acidentes e ameaças, além de também avaliar vulnerabilidades e riscos nos ambientes de TI e de OT (Operacional Technology).
Ou seja, o SOC monitora e analisa toda a estrutura de Tecnologia da Informação e de OT e, ao identificar alguma anormalidade ou risco, atua para direcionar a solução para o problema.
Como funciona o SOC?
Na prática, o SOC fornece a base necessária para proteger os ativos mais sensíveis das empresas e organizações públicas, detectando e respondendo mais rapidamente às ameaças.
Assim, o SOC monitora os recursos de segurança que uma empresa possui. Entre eles estão Firewalls, IPs, softwares antivírus, UTMs e anti-DDoS.
Uma das ferramentas que um SOC utiliza para analisar a segurança é o SIEM. SIEM é a sigla e inglês para Informações de Segurança e Gerenciamento de Eventos.
O SIEM oferece suporte tecnológico que proporciona à equipe de especialistas uma análise completa e detalhada dos procedimentos que precisam ser implementados.
Portanto, quando aliados, SIEM e SOC possibilitam uma segurança mais completa com identificação precisa e rápida na detecção de eventos maliciosos na rede. A partir disso, o time de especialistas é capaz de gerenciar as vulnerabilidades com mais precisão e velocidade.
O que é NOC?

NOC é a sigla em inglês para Central de Operações de Rede e seu objetivo é atuar preventivamente para manter a estabilidade da rede no ambiente de TI da empresa.
Ou seja, o NOC investiga, identifica, escala e soluciona problemas que podem afetar a performance ou a disponibilidade da rede corporativa.
Como funciona o NOC?
No dia a dia das empresas, incidentes podem causar instabilidades ou indisponibilidade da rede. Para contornar isso, o Centro de Operações de Rede (NOC) é responsável não só pelo monitoramento, mas também pela rápida correção desses incidentes.
Nesse centro de operações, todos os dispositivos da rede são analisados o tempo todo: computadores, gateways, roteadores e outros equipamentos fundamentais.
Além disso, o centro de operações também gera relatórios informativos para as equipes internas e externas de infraestrutura. Assim, é possível executar medidas ágeis para prevenir incidentes futuros.
NOC vs SOC: qual a diferença?
De modo geral, o SOC é considerado um fator estratégico nas empresas enquanto o NOC tende a ser mais operacional.
Por isso, a operação e o gerenciamento dos dois centros de operações são feitos de maneira diferente e com objetivos diferentes.
- Função principal do SOC: realizar a segurança da informação e dos dados da empresa, por meio de análise, monitoramento e correção.
- Função principal do NOC: monitorar a rede da empresa, identificando ameaças de instabilidade, determinar o motivo, e garantindo que a rede atende aos requisitos de funcionamento ideal.
Por que SOC e NOC são importantes para uma empresa?
Os Centros de Operação de Segurança e Rede (SOC e NOC) atuam de maneira distinta, mas colaboram com a excelência da infraestrutura de TI de uma empresa.
Assim, conseguem combater ataques, ameaças e instabilidades que podem afetar negativamente o funcionamento da empresa, além de prevenir prejuízos financeiros que os incidentes podem ocasionar.
Além disso, outra vantagem importantíssima de ambas as soluções é a possibilidade de escalabilidade de maneira ágil, possibilitando uma resolução do problema o mais rápido possível.
Conclusão
Os centros de operações especializadas, como SOC e NOC, possibilitam um gerenciamento ágil da segurança de TI e OT e de toda a estrutura de rede da empresa.
Dessa forma, possibilitam que gestores e colaboradores foquem nos negócios e no desenvolvimento de estratégias de crescimento da empresa com a certeza de que estão amparados por especialistas em cibersegurança.
A Sigma Telecom oferece os serviços de NOC e SOC no modelo de assinatura. Com equipe e estrutura próprias, ambiente moderno e com tecnologia de ponta, na sede da empresa, em Curitiba. Os centros de operações contam com soluções de monitoramento, análise e escalabilidade necessárias para a estrutura de TI e OT de sua empresa atuarem de maneira completamente segura.
Conheça as soluções da Sigma Telecom para a sua empresa!
Se tiver alguma dúvida, entre em contato com nossa equipe especializada.