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Tudo sobre fibra óptica para empresas!

O crescimento dos negócios digitais ou chamados e-commerces, que chegou ao faturamento de R$ 47,7 bilhões em 2019, foi baseado, entre outros fatores, na melhora da conexão da internet das empresas, devido a necessidade de sempre estar conectada para atender o seu público. Assim, para que essa melhoria fosse realmente possível, entra em cena a popularização da fibra óptica para empresas. 

Em comparação com outros sistemas de conexão por cabo de cobre e via rádio, por exemplo, a internet de fibra óptica viabiliza a comunicação de longa distância e de grande capacidade, aproveitando ao máximo as vantagens da baixa perda e da banda larga. Além disso, ela também conserva a velocidade, capacidade e estabilidade do sinal de um modo melhor que as outras formas. 

Assim, como já explicitado, as empresas que necessitam estar sempre conectadas ou que até mesmo estão localizadas em locais propensos a quedas de energia, devem conhecer a fibra óptica. Isso se deve pelo fato de o material não necessitar de energia para ser utilizada na rede do sistema da empresa, diferentemente do cabo de cobre e sinal via rádio.

Assim sendo, siga com a leitura para conhecer um pouco mais sobre as funções e utilidades que a fibra óptica pode ter. 

História da fibra óptica

História da fibra óptica

A história da fibra óptica para empresas e população começa a muito tempo atrás, mais precisamente em 1870 com o experimento do físico inglês Jonh Tyndall. Nessa experiência, o físico demonstrou o princípio de guiamento de luz, base da fibra óptica, utilizando apenas um recipiente furado com água, um balde e uma fonte de luz, observando que o feixe de água saia iluminado através do furo do recipiente, provando que a luz pode fazer curva. 

Após esse experimento, diversos outros cientistas passaram a desenvolver tecnologias de fibras baseadas nesse princípio, mas somente o físico chinês Charles Kao teve a ideia de utilizar as fibras ópticas para a transmissão de chamadas telefônicas. Ele provou que os cabos de fibra óptica, tinham uma capacidade enorme de transmitir dados, tanto de voz quanto de televisão, computador, internet, e que custaria muito menos para ser utilizados.

Assim, em 1973, nos EUA, foi criada a primeira rede telefônica com esta tecnologia, passando a se disseminar pelo mundo posteriormente. Três anos depois veio o primeiro link de TV a cabo, no Reino Unido, e em 1988 o primeiro cabo oceânico foi instalado, dado início à era da supervelocidade da informação. 

Características principais

Características principais

A fibra óptica para empresas antes tudo é um filamento flexível e transparente fabricado a partir de vidro ou plástico, sendo um excelente condutor de luz, imagens, impulsos codificados, entre outras coisas. Dentro das fibras ópticas oferecidas no mercado, existem dois tipos principais de cabo: Monomodo e Multimodo. 

O primeiro tipo, respectivamente, é usado nos casos que necessitam de sinais de grandes distâncias, tendo uma casca de reflexão mais espessa e um núcleo mais estreito. Por conta desse e outros aspectos,  esse material possui um manuseio difícil e exige muita técnica para ser manuseado corretamente, apresentando um custo elevado. 

Enquanto isso, o tipo multimodo possui um núcleo bem maior quando comparado ao monomodo, sendo possível transitar mais de um sinal através de lasers e LEDs. Esse material é muito utilizado nas comunicações em redes locais, pois devido a reflexão do material em diversas direções, existe uma interferência no alcance de distâncias mais longas.

Vantagens e desvantagens

Vantagens e desvantagens

Como qualquer outro tipo de equipamento de conexão, a fibra óptica para empresas apresenta vantagens e desvantagens para quem opta pela tecnologia. Assim, primeiramente, veja as vantagens da fibra óptica:

  • Menor espaço necessário para instalação;
  • Possibilidade de transportar uma maior quantidade de informação de uma única vez; 
  • Imunidade às interferências eletromagnéticas;
  • Grande quantidade de matéria-prima;
  • Segurança no sinal;
  • Fácil de ser instalada e começar a usar;
  • Mais resistente a intempéries e ações do tempo. 

Agora, em contrapartida, veja abaixo algumas das desvantagens que utilizar essa tecnologia pode gerar:

  • Matérias sem encapsulamento são mais frágeis; 
  • Maior dificuldade de se criar ramificações;
  • Inviabilidade de alimentação remota dos repetidores;
  • Ausência de sistematização dos componentes ópticos.

Diferença entre fibra óptica e cabo de cobre

Diferença entre fibra óptica e cabo de cobre

Quando comparamos a atuação de uma fibra óptica para empresas com um cabo de cobre de par trançado a primeira diferença que surge é a diferença da velocidade da transferência das informações e a ausência de interferências eletromagnéticas. Com isso, já existem pesquisadores e especialistas que conseguem enviar até 100 Terabits por segundo através de fibra óptica.

Essa diferença ocorre principalmente, como citado anteriormente, pela formação e material da fibra óptica. Esses produtos são formados por um núcleo transparente de alto índice de refração revestido por camadas plásticas transparentes cujos índices de refração são mais baixos que os do núcleo. 

Com isso, para que aconteça a reflexão interna total, a luz, por exemplo, precisa ser emitida com um ângulo mínimo de incidência, chamado de ângulo limite ou de ângulo crítico. Ou seja, a luz chega ao núcleo da fibra óptica com um ângulo que permite com que ela consiga ser refletida por diversas vezes sem que perca a sua qualidade ou intensidade de transmissão. 

Assim sendo, por conta dessas sucessivas reflexões, o sinal que está sendo transmitido pela fibra óptica para empresas consegue ser transmitido por longas distâncias, acompanhando o formato da rede instalada. Esse processo de transmissão já é diferente quando tratamos de cabos de cobre, onde ocorre uma perda significativa de qualidade durante o processo de comunicação.   

Conclusão 

Em suma, quando tratamos de uma transmissão de qualidade dentro de uma rede corporativa estamos tratando de cabos de fibra óptica. Esse tipo de material garante que não seja perdido intensidade e nem qualidade, fazendo com que a comunicação seja realizada da melhor forma possível.

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