Cadastre-se e fique por dentro das atualizações do nosso blog!

Seus dados estão seguros conosco

Vantagens do cabeamento estruturado para 2019

Vantagens do cabeamento estruturado para 2019

Uma empresa que deseja ter sucesso no mundo corporativo precisa que todos as suas áreas funcionem em harmonia para sempre atingir os melhores resultados. Com isso, é comum que as organizações façam mudanças constantes, que exigem a reorganização de setores sendo, assim, necessário se utilizar das vantagens do cabeamento estruturado para não existir maiores problemas. 

Desta maneira, um sistema de cabeamento estruturado tem todo o seu planejamento feito baseado na acomodação das frequentes mudanças, acréscimos e alterações que a empresa pode ter durante o seu desenvolvimento. Diante desse cenário, quer saber um pouco mais sobre o assunto? 

Então siga com a leitura do artigo e conheça tudo que envolve esse tipo de sistema e também quais as vantagens do cabeamento estruturado. 

O que é um cabeamento estruturado? 

Vantagens do cabeamento estruturado para 2019

Antes de tudo, como já citado anteriormente, o cabeamento estruturado busca trazer uma maior organização e qualidade a rede de uma empresa. Sendo assim, esse tipo de sistema nada mais é do que o nome dado ao sistema de cabos, conectores, condutores e dispositivos que permitem estabelecer uma infraestrutura de telecomunicações em uma construção.

Com isso, a instalação e as características desse modelo de sistema de comunicação deve seguir e cumprir rigorosamente algumas normas para, realmente, fazer parte da condição de cabeamento estruturado. Deste modo, ao seguir um padrão pré-estabelecido, o cabeamento estruturado possibilita que este tipo de sistema ofereça uma flexibilidade de instalação e independência de fornecedores e protocolos.

Assim, utilizar esse modelo de rede no mercado de negócios atual é fundamental para se conseguir manter uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes. É preciso reconhecer a importância desse fato sobre os empreendimentos e o quanto eles podem ser otimizados através da utilização dessa tecnologia.

Vantagens de usar cabeamento estruturado na sua empresa 

Vantagens de usar cabeamento estruturado na sua empresa

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a definição do que é um sistema de cabeamento estruturado, chegou o momento de saber os benefícios que esse sistema pode trazer para uma rede de telecomunicações em 2019. Dessa forma, veja abaixo 5 vantagens do cabeamento estruturado:  

1 – Melhor gerenciamento

Uma das primeira vantagens do cabeamento estruturado que é possível se notar quando se adota um sistema de cabeamento estruturado é o melhor controle e gerenciamento de toda a rede. Uma vez que o cabeamento está instalado, não será mais necessário que exista uma grande equipe para manter a estrutura do seu data center sob controle.  

Com um número menor de profissionais já será possível administrar tranquilamente o sistema, já que tudo apresentará uma organização e distribuição uniforme. Sendo assim, novamente pontuando, quando for necessário realizar qualquer alteração ou mudança na estrutura do sistema, será necessário um tempo menor de trabalho, além da execução de um serviço mais eficiente. 

2 – Maior ROI para a empresa 

Maior Roi para empresas

Um segundo benefício do sistema de cabeamento estruturado nasce da possibilidade que o sistema oferece de unificação das mais diferentes formas de comunicação dentro de uma rede, ou seja, agregar voz, dados e vídeo em uma única transmissão. Desse modo, com a centralização da estrutura, existe a redução da necessidade de se realizar algum tipo de atualização, além da queda dos custos designados a manutenção. 

Sendo assim, o cabeamento estruturado permite a ocorrência de um grande ROI, do inglês return on investment que em tradução literal significa retorno sobre investimento. Ou seja, a partir da quantia investida para que o cabeamento de toda a rede seja estruturada, é possível se beneficiar atingindo altos níveis de lucratividade. 

3 – Estrutura pronta para novas expansões

Já citado anteriormente, mas com grande grau de relevância quando tratamos de cabeamento estruturado, a pronta possibilidade de se fazer novas expansões é a terceira vantagem se adotar esse modelo de infraestrutura para a rede de uma empresa. Esse aspecto ocorre devido a maior largura da banda usada no cabeamento, o que significa que o sistema terá capacidade de suportar futuras aplicações da empresa.

Com isso, mesmo quando as atualizações propostas forem mais arrojadas, como de multimídia ou de videoconferência, por exemplo, as empresas podem ficar tranquilas que a mudança irá ocorrer sem causar grandes interrupções no sistema atual. Além disso, também é uma garantia de que a rede não ficará tão ultrapassada em pouco tempo. 

4 – Maior flexibilidade do sistema 

Estrutura pronta para novas expansões

Ao contrário do que ocorre com os sistemas de cabeamento múltiplos, o cabeamento estruturado consolida uma infraestrutura na qual todos os cabos são conectados a um ponto principal que transfere dados da rede em múltiplos formatos. Isso permite que a rede seja um ponto de preocupação e que você possa focar no que mais importa dentro do negócio.

Além disso, essa maior flexibilidade também faz com que seja mais fácil desmantelar o sistema e movê-lo para uma nova localização caso seja necessário, como em uma mudança de endereço da sede, por exemplo. 

5 – Melhora da parte estética do ambiente corporativo

Uma outra das vantagens do cabeamento estruturado para 2019 é em relação ao quesito estético que essa estrutura traz. Esse sistema possui uma maior capacidade de criar um ambiente limpo do que o sistema point to point, impactando diretamente no visual da sua empresa.

Assim, os funcionários conseguem exercer a sua função com uma melhor qualidade, já que não são atrapalhados pelos cabos, os visitantes e clientes da empresa passam a ter uma melhor imagem do negócio devido a organização e a gestão de toda a empresa se torna mais fácil. 

6 – Maior durabilidade do sistema de cabeamento

Maior durabilidade dos cabos

Por último, mas não menos importante, a sexta vantagem que o cabeamento estruturado oferece é a maior durabilidade dos cabos usados. Assim, mesmo que esse sistema possa apresentar um custo de aquisição maior, a longo prazo ele se torna mais viável do que o cabeamento comum, uma vez que não será preciso realizar sucessivas trocas, o que geralmente acontece com essa outra opção.  

Conclusão

Em suma, as vantagens do cabeamento estruturado convergem para transformar o ambiente corporativo em um local mais organizado e com um gerenciamento facilitado da rede. Além disso, esse modelo influencia diretamente nos níveis de lucratividade do negócio, impulsionando os números da empresas.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre as vantagens do cabeamento estruturado em 2019? Então, clique aqui e também confira por onde você deve começar para ter um bom firewall corporativo no seu negócio.
Não quer perder nossos conteúdos? Então fique ligado nas nossas redes sociais que avisamos a cada conteúdo novo que lançamos.

(Visited 43 times, 1 visits today)

Notícias relacionadas