Cadastre-se e fique por dentro das atualizações do nosso blog!

Seus dados estão seguros conosco

O que é softphone?

O que é softphone?

Para você que quer saber o que é softphone, compreenda que trata se de um software fornecido por empresas especializadas que podem ser instalados em diferentes plataformas, desde computadores e notebooks até celulares e tablets para transformar esses equipamentos em ramais remotos. Ou seja, através da tecnologia cria-se novos pontos de telefonia que antes não existiam.

Para tanto, basta apenas fazer a instalação no equipamento e seguir alguns pré-requisitos básicos, como você poderá ver no tópico seguinte “Como utilizar softphone”.

Após essas configurações, basta fazer o procedimento de ligação que o softphone se encarregará de completar a chamada. 

Como utilizar? 

Como funciona softphone

Como explicitado anteriormente, antes de qualquer coisa é necessário fazer o download do programa no equipamento que se deseja utilizar, podendo ele ser uma plataforma Android, Windows, MAC ou IOS que estão disponíveis em diversos dispositivos no mercado 

Em seguida surge também a necessidade de se contar com acesso à internet para que o dispositivo se conecte ao sistema de telefonia. A partir disso, com tudo instalado e conectado, basta discar o número desejado que o aparelho com o softphone executará as suas funções.

Antes das ligações também é preciso confirmar se os microfones e alto falantes do equipamento estão funcionando, caso contrário será preciso contar com um dispositivo do tipo headset, por exemplo. Com toda essa parte em funcionamento, os programas de softphone em sua grande maioria apresentam uma interface intuitiva e de fácil compreensão, incluindo também o uso de teclados numéricos parecidos com os convencionais.

Como funciona o softphone?

Como funciona o softphone?

A partir da instalação e configuração correta, o usuário passa a ter acesso às utilidades do softphone em poucos minutos, utilizando diversos recursos com um gasto bem menor quando em comparação com a telefonia normal. Além desse fato, muitos dos aplicativos de softphone podem ser adquiridos de forma gratuita.

Nesses casos, é comum que o sistema funcione bem apenas quando for utilizado com outros usuários que também usam o mesmo sistema. Para conseguir ter a possibilidade de explorar recursos mais aprimorados, como ligações interurbanas ou até mesmo transformar seu softphone seu ramal dentro da empresa, por exemplo, será preciso contratar uma prestadora de uma empresa especializada.

Você já deve ter compreendido, mas não custa reforçar que a transmissão das informações é realizada pela internet, ou seja, de nada adianta contar com o melhor software disponível no mercado se você não possuir um link de  internet correspondente.

Dessa forma, você ou qualquer outro usuário do sistema conseguir fazer uma ligação de qualquer lugar e em qualquer hora.    

Você pode possuir um número virtual ou seu ramal já conhecido, pode realizar as suas chamadas quando e onde desejar. Simples e fácil, assim como o mundo moderno exige. 

Vantagens

Vantagens

Veja abaixo as principais vantagens de saber o que é softphone e, por consequência, utilizar todos os seus recursos em prol da sua empresa.  

1 – Economia em custos de instalação

Economia em custos de instalação

Assim, como já mencionado, o aspecto financeiro, o principal na visão de diversos empresários e especialistas do ramo corporativo, é beneficiado com a adoção da tecnologia de softphone. Isso porque não será necessário contar com nenhum outro equipamento além do dispositivo utilizado e da rede de conexão com a internet.

Portanto, não é preciso gastar com fiação ou qualquer outra demanda, por exemplo, tendo a possibilidade de contar com o serviço em qualquer local do mundo. 

2 – Facilidade de uso

Diferentes de outros tipos de programas utilizados para a comunicação, o softphone não apresenta nenhum empecilho para ser utilizado. Muito pelo contrário, os softwares fazem uso de designs que auxiliam na compreensão das atividades, o que também contribui no desenvolvimento de diversas tarefas de forma simultânea.  

Isso garante que a sua empresa utilize os melhores recursos tecnológicos disponíveis, sendo até mesmo considerado uma vantagem competitiva perante a outras empresas do mercado. 

3 – Flexibilidade

Flexibilidade

Ao contratar uma rede VoIP, a sua empresa passará a contar com a possibilidade de ter um programa de softphone em diversos dispositivos móveis e distribuí-los para os funcionários, de acordo com a necessidade. Isso garante que mesmo em uma atividade externa e que não conte com um sinal telefônico de qualidade, o profissional não fique sem contato com a sede da empresa, por exemplo. 

Assim, essa se torna uma das maiores vantagens em ter um ramal remoto, já que o profissional não precisa necessariamente estar em sua mesa de trabalho para realizar ou receber ligações, além de poder trabalhar fora do seu horário comercial.

Tipos de softphone 

Tipos de softphone

Como mencionado, um softphone pode ser utilizado em diversas plataformas, sendo necessário, portanto, contar com diferentes variações desse tipo de programa. Com isso, compreenda que todos os modelos possuem variações para os diferentes sistemas operacionais que existem. Diante disso e, sabendo o que é softphone, veja os seus tipos abaixo:

– Softphone para desktop;

– Softphones para smartphones;

– Websoftphone;

– Apps/SIPClient.

Para saber a solução certa para a sua empresa, clique aqui e saiba mais. 

Conclusão

De uma forma geral, saber o que é softphone contribui para que a sua empresa tenha menos gasto com a telefonia, podendo aplicar em outros setores da empresa. Além disso, esse conhecimento também implica em uma maior flexibilização do trabalho realizado, o que tem se transformado em algo muito corriqueiro no mundo corporativo atual. 

Agora que você já sabe mais sobre o que é softphone, descubra também qualquer o melhor PABX para a sua empresa. Clique aqui e confira. 

banner sigma
(Visited 142 times, 1 visits today)

Notícias relacionadas