Receba as novidades da Sigma por e-mail.







    Qual o melhor PABX para pequenas empresas em 2019

    Com certeza você já deve ter ficado imaginando como as empresas conseguem ter tantos ramais e ser totalmente interligado entre os seus setores, não é mesmo? Saiba você que a coordenação de toda comunicação interna é feita, normalmente, pelo sistema PABX, uma das tecnologias mais funcionais e acessíveis para as operações telefônicas das organizações. Diante desse cenário, surge uma questão: Qual o melhor PABX para pequenas empresas?

    Apesar de pequenas empresas não possuírem uma grande quantidade de setores, é de fundamental importância que se tenha uma linha direta de contato entre as áreas da pequena empresa. Isso garante que exista uma maior velocidade na transmissão de informações, melhorando a comunicação corporativa da instituição e, por consequência, o atendimento ao seus clientes. 

    Além disso, através da instalação de um PABX adequado para a sua empresa, se torna possível reduzir consideravelmente os gastos com telefonia. Com isso, ficou curioso e quer saber mais sobre o assunto descobrindo qual o melhor PABX para pequenas empresas usarem? Então, continue a leitura do artigo até o seu final e conheça mais. 

    O que é um PABX?

    O que é um PABX

    O PABX surge da abreviação do termo inglês “Private Automatic Branch Exchange”, que em tradução livre para o português pode ser entendido como “troca automática de ramais privados”. Ou seja, esse sistema correspondente a uma central telefônica que fica responsável por realizar a distribuição das ligações dentro de uma empresa de forma automatizada.

    Desta forma, o equipamento recebe as ligações das operadoras de telefonia e distribui para os ramais internos, possibilitando que diversos usuários utilizem a mesma linha ao mesmo tempo. Como citado anteriormente, ele também permite que exista o contato direto entre diferentes setores, salas e departamentos dentro da empresa, por exemplo.

    A utilização desse equipamento também é bem simples, já que só é preciso fazer a discagem de um código, normalmente sendo o número 0, para se conseguir utilizar a linha ou digitar diretamente o ramal que se deseja falar. Além disso, caso seja preciso se realiza a transferência de alguma ligação, basta clicar a tecla FLASH do telefone. 

    Tipos de PABX

    Tipos de PABX

    Para conseguir saber qual o melhor PABX para pequenas empresas, antes de tudo é preciso conhecer quais os tipos deste equipamento estão disponíveis no mercado. Dessa forma, veja abaixo os principais tipos de PABX e as suas funções básicas : 

    • PABX Analógico – Modelo mais simples que existe, o PABX Analógico é projetado para conseguir receber apenas linhas fixas de telefonia, oferecendo funções básicas. Apesar de possuir modelos muito comercializados, esse tipo de equipamento exige um grande suporte técnico especializado e manutenção preventiva, gerando altos gastos. 
    • PABX Digital – Um pouco mais avançado do que o anterior, um PABX Digital já apresenta uma melhor qualidade das ligações, devido a eliminação de ruídos. Esse tipo de equipamento já permite o ajuste de volume das ligações e a utilização de troncos digitais. No entanto, também exige mão de obra especializada como o analógico. 
    • PABX IP – Essa ferramenta só funciona com a presença com linhas de operadoras que disponibilizam o serviço de VoIP e, devido a isso, recebe a nomenclatura de IP. Apesar disso, um PABX IP consegue disponibilizar uma série de recursos além da possibilidade de recebimento de ligações tanto de entroncamento quanto digitais.
    • PABX Híbrido – Como o próprio nome já deixa explícito, o PABX Híbrido surge da junção das tecnologias analógicas, digitais e VoIP, aproveitando o melhor de cada um dos sistemas. Dessa forma, um PABX Híbrido apresenta excelente soluções em comunicação, permitindo um otimização de gastos devido a sua tecnologia que estabelece a melhor rota conforme o tipo de chamada.

    PABX Virtual – Diferente dos outros modelos aqui apresentados, o PABX Virtual não necessita de um equipamento físico para ser instalado, já que o sistema conta com um software com uma interface de gerenciamento funcionando a partir da nuvem. Essa ferramenta pode trabalhar tanto com computadores, smartphones e tablets conectados à internet como com telefones convencionais. 

    Principais modelos de PABX

    Principais modelos de PABX

    Agora que você já conhece os tipos de PABX que existem, chegou o momento de também conhecer alguns dos principais modelos utilizados pelas corporações. Com isso, para te ajudar a resolver o questionamento “Qual o melhor PABX para pequenas empresas?”, veja abaixo 3 modelos de PABX:

    Panasonic KX NS500

    Panasonic KX NS500

    A central telefônica Panasonic KX-NS500 é um modelo híbrido inteligente de PABX que oferece uma grande segurança e liberdade na sua utilização, uma vez que permite a utilização dos troncos já existentes nas empresas. O sistema da ferramenta também proporciona a possibilidade de uma substituição e migração gradual de recursos e tecnologias.

    Muito indicada para pequenas empresas, o KX-NS500 possui uma capacidade inicial básica de 16 ramais analógicos, 2 ramais digitais,  6 troncos analógicos, clientes para Comunicações Unificadas, além de uma gama de outras funções que potencializam a comunicação corporativa.

    Quer saber mais sobre todas as funcionalidades do panasonic, acesse as configurações oficiais. 

    OpenScape Business

    OpenScape Business

    OpenScape Business é um modelo híbrido que também compõe o portfólio de produtos da Unify, o OpenScape Business permite que exista uma conectividade plena dos seus usuários, fornecendo acesso imediato à comunicações unificadas de qualquer desktop, tablet ou smartphone. 

    O modelo também chega a contribuir para a redução de 30% dos gastos com telefonia. Ele também oferece uma enorme quantidade de recursos profissionais normalmente disponíveis apenas em sistemas maiores.

    Tendo uma alta facilidade de implementar e utilizar o OpenScape Business é uma excelente solução de comunicação integrada para pequenas empresas.

    OpenScape 4000

    OpenScape 4000

    Um dos modelos produzidos pela Unify, o OpenScape 4000 possui a característica de fazer uma “ponte” entre as tecnologias usadas nas comunicações digitais e utilizadas nas comunicações unificadas baseadas em IP. Com isso, esse modelo oferece uma licenciamento flexível para os seus usuários, permitindo a migração de uma para outra conforme a necessidade do momento. Um grande diferencial desse PABX é que  com um único sistema é possível escalar para até 12 mil usuários.

    Quais as vantagens de um PABX para pequenas empresas?

    Quais as vantagens de um PABX para pequenas empresas?
    • Redução de custos: pois permite que seja realizado ligações internas e para outras filiais sem custo, especialmente útil no caso de empresas com filiais em outras cidades ou estados; 
    • Maior integração com outros sistemas da empresa: devido ao fato de ser totalmente conectado a internet, um PABX consegue ser ligado a outros sistemas e redes da empresa que também estão conectados na internet;
    • Aumento da eficiência da comunicação corporativa: isso porque torna mais eficiente o atendimento ao cliente e a comunicação empresarial, logo a comunicação é mais produtiva.

    Conclusão

    De uma maneira geral, saber qual o melhor PABX para pequenas empresas pode ser algo muito útil para quem está buscando crescer dentro de mercados cada vez mais competitivos. Além disso, essa tarefa exige um conhecimento anterior sobre o funcionamento da corporação, para posteriormente conseguir realizar a melhor escolha.

    Gostou de conhecer um pouco mais sobre qual o melhor PABX para pequenas empresas? Então, entre em contato conosco que podemos te auxiliar na escolha do melhor PABX para sua empresa e melhorar assim a comunicação corporativa do seu negócio. 


    Notícias relacionadas