Receba as novidades da Sigma por e-mail.







    Entenda a importância do Firewall para proteger sua empresa contra ataques cibernéticos

    firewall

    Você já ouviu falar em Firewall, mas não entende a importância dele para sua empresa ou não sabe escolher o mais adequado?

    Vem com a gente que vamos falar sobre como funciona um Firewall, qual o papel dele na proteção da sua empresa e o que você deve levar em consideração para escolher a proteção ideal para sua empresa.

    O que é Firewall?

    A conexão entre diversos aparelhos ou entre esses aparelhos com a internet faz parte do cotidiano de praticamente todas as empresas. 

    Embora esse cenário seja extremamente positivo para o novo mundo do trabalho online, a conectividade também traz diversas ameaças e expõe seus usuários aos mais diversos perigos.

    Entre esses perigos, que chamamos de ameaças cibernéticas, estão tentativas de acesso a espaços virtuais restritos, roubo de dados pessoais de colaboradores e clientes, e acesso à informações sigilosas, por exemplo.

    O Firewall é um programa que cria uma barreira que filtra o acesso de dispositivos externos ou de ameaças que vêm da internet.

    o que é firewall

    De modo geral, o Firewall define se determinado tráfego de rede é seguro ou não. Se considerar que não é seguro, ele bloqueia o acesso ou alerta o usuário sobre o possível perigo.

    Quais são os tipos de Firewall?

    Existem Firewalls que incorporam software, hardware ou ambos. Mas, para escolher o ideal para a sua empresa, entenda como eles atuam na prática.

    Firewall de Inspeção de Estado

    Esse é considerado o tipo de Firewall mais tradicional, pois atua com base em critérios e protocolos específicos.

    Em geral, o usuário determina quais tipos de tráfego devem ser bloqueados e o Firewall bloqueia o caminho entre a informação e o usuário.

    Ele também atua de maneira autônoma, bloqueando no futuro ameaças que em algum momento entraram no critério selecionado.

    Firewall de Proxy

    O Firewall de proxy é semelhante a uma barreira física, pois ele medeia a interação entre uma rede externa e um dispositivo. 

    Ele funciona como se fosse um “guardinha” no portão de entrada para o seu dispositivo. No entanto, ele pode interferir em dados que não são ameaças para o usuário ou o sistema.

    Firewall de Próxima Geração (NGFW)

    O Firewall de Próxima Geração (Next Generation Firewall ou NGFW) engloba hoje os melhores Firewalls corporativos do mercado.

    Os NGFW atuam com tranquilidade mesmo com o constante aumento da velocidade do tráfego de dados das redes, que exige também respostas rápidas entre as máquinas.

    Sua superioridade se deve ao fato de que os NGFW combinam os recursos de firewalls tradicionais e de proteção de rede, sendo a solução ideal para se atualizar com as ameaças mais modernas que surgem a cada dia.

    Firewall FortiGate – Fortinet

    fortigate fortinet

    Um dos melhores Firewall de Próxima Geração disponíveis no mercado é o FortiGate da Fortinet.

    Com implantações flexíveis e um centro de dados avançado, o FortiGate consegue oferecer um desempenho escalável de serviços de segurança avançados.

    Através de uma política consistente de proteção e avançada tecnologia empregada, a ferramenta apresenta um painel de controle único para gerenciar ativos de segurança, independente do local.

    A Fortinet é hoje uma das maiores empresas especializadas em cibersegurança do mundo, com produtos de última geração para lidar com ameaças e ataques cibernéticos.

    Por que um Firewall é importante para minha empresa?

    importância do firewall

    De acordo com dados levantados pelo FortiGuard Labs, o Brasil foi o segundo país da América Latina que mais sofreu tentativas de ataques cibernéticos em 2021.

    Apenas no primeiro semestre foram mais de 16,2 bilhões de ataques, um crescimento de 220% se comparado ao mesmo período do ano anterior.

    Os números são preocupantes não apenas pela quantidade, mas também pelas principais consequências que os ataques podem ter: prejuízo financeiro, vazamento de dados sigilosos e dano de imagem às empresas.

    Outro problema é a fonte dessas ameaças, que possuem origens diversas: podem vir por e-mail, sites maliciosos e até mesmo acessar o dispositivo por meio de vulnerabilidades em softwares pagos.

    Especialistas em cibersegurança da Fortinet apontam que novas ameaças por e-mail vêm utilizando até eventos sazonais (imposto de renda, guerras, pandemia) como estratégia de convencimento

    Portanto, não é possível contar apenas com o comportamento humano ou com a segurança que esperamos de softwares pagos de empresas de referência.

    É preciso ter uma estratégia elaborada para lidar com qualquer ameaça de qualquer origem. Pois não é possível saber quais as portas de entrada que ataques maliciosos podem utilizar.

    Conheça os 11 tipos mais comuns de ataques cibernéticos a empresas

    Conclusão

    Para proteger sua empresa desses e outros ataques, não basta focar em evitá-los, mas também focar em ser capaz de resolver o problema de forma rápida quando um ataque acontecer.

    Busque soluções avançadas de cibersegurança e parceiros especializados. 

    A Sigma oferece ambos! Somos parceiros Fortinet nível Expert e temos a melhor equipe de especialistas e suporte ao cliente, com fácil atendimento técnico 24×7.

    Agende uma conversa sem compromisso e venha visitar nossa estrutura para conhecer nosso SOC (Centro de Operações de Segurança) e as soluções especializadas da Sigma para a segurança cibernética da sua empresa.

    Falar com um especialista em cibersegurança da Sigma

    Notícias relacionadas