Receba as novidades da Sigma por e-mail.

Tecnologia GPON: Entenda porque é importante investir nela 

Tecnologia GPON: Entenda porque é importante investir nela 

Nos últimos anos, tem aumentado o surgimento de negócios totalmente ou parcialmente digitais no mundo como um todo. Muito desse crescimento está ligado a evolução da qualidade da internet, que permite uma conexão mais estável e segura entre os consumidores e plataformas de venda. Com esse cenário, se destaca a tecnologia GPON, uma tecnologia de fibra óptica de excelência.  

Diferente das transmissões realizadas por cabo de cobre, a fibra óptica garante uma perda menor da qualidade do sinal que está sendo enviado. Ainda não conhece tudo o que envolve as redes de fibra óptica? Então, clique aqui e leia também um conteúdo que explica tudo o que você precisa saber sobre o tema.   

O que é a tecnologia GPON?

O que é a tecnologia GPON?

A tecnologia GPON, que vem do inglês Gigabit Passive Optical Networks e em português significa Rede Ótica Passiva Gigabit, nada mais é do uma rede de fibra óptica avançada. De qualquer forma, assim como as outras redes de fibra óptica, ela também desenvolvida para proporcionar o tráfego de dados que possibilitem o acesso a internet, realização de videoconferências, utilização de telefonia VOIP, entre outras demandas.  

Para a realização de todas essas tarefas, a GPON faz uso de um aparelho chamado OLT, que concentra as atividades da rede e consegue transmitir esses diversos tipos de serviços pelo cabeamento instalado. Sendo assim, a tecnologia GPON funciona como um sistema ponto-multiponto, ou seja, uma ferramenta que viabiliza que a fibra chegue ao usuário final.

Dessa forma, uma conceitualização simplificada de GPON, é a de uma fibra óptica que pode transmitir e receber os mais diferentes tipos de serviço através de uma única fibra. Com isso, essa unicidade do sistema faz com que a transmissão seja mais rápida e eficiente quando comparada com as comuns.    

Como funciona o GPON?

Como funciona o GPON?

Como já dito anteriormente, a tecnologia GPON permite uma transmissão de dados de  qualidade, mesmo quando leva para grande escala de utilização. Isso porque o GPON faz uso de divisores passivos ao invés de utilizar sistemas eletrônicos na Rede de Distribuição Óptica (ODN), como as redes convencionais. 

Essa diferença possibilita uma maior divisão da largura de banda disponível, permitindo o atendimento a diversos usuários diferentes. Dessa forma, não é necessário introduzir nenhuma unidade eletrônica entre o site, central da operadora e as instalações dos clientes, o que reduz consideravelmente os gastos com a rede, tanto nos investimentos iniciais como com as despesas operacionais.

Além disso, devido ao compartilhamento de parte da rede por diversos usuários, se torna menor a necessidade de se criar diferentes interfaces ópticas e quadros ópticos de distribuição. Isso também gera uma significativa economia, o que auxilia no custo-benefício do equipamento.  

Qual a diferença entre a GPON e as outras redes de transmissão?

Qual a diferença entre a GPON e as outras redes de transmissão?

Quando comparamos a GPON com outras tecnologias de transmissão de dados, a primeira diferença notada é em relação a velocidade e capacidade de transferência das informações. Para se ter uma ideia, por exemplo, enquanto o GPON consegue facilmente atingir velocidades entre 100 MB e 200 MB, uma internet via rádio só consegue alcançar de 10 a 15 MB. 

Já quando comparamos a GPON com a EPON, Ethernet Passive Optical Network ou em português Rede Óptica Passiva de Ethernet, também é possível notar uma grande diferença. A primeira, respectivamente, consegue se conectar com até 128 usuários por canal aberto, enquanto que o EPON somente com 64.

Mas, as diferenças não acabam nesse ponto. A taxa de eficiência de tráfego de informação útil também é maior no GPON, chegando a 93%, ao mesmo tempo que nessa outra tecnologia só chega a 67%. Além disso, a velocidade de downstream da GPON chega até 2.5 Gbps, o que não passa de 1.25 no EPON 

Desta maneira, é possível compreender que o GPON é muito indicada para empresas que buscam estruturar uma rede de conexão com uma boa qualidade para todos os seus funcionários, principalmente quando estamos tratando de um empresa grande.  

Vantagens da tecnologia GPON

Vantagens da tecnologia GPON

Como já explicitado até aqui, a GPON tem crescido exponencialmente no Brasil e em todo o mundo devido a série de vantagens que a tecnologia apresenta. Umas das principais que podem ser notadas pelos usuários desde o início é a sua facilidade de instalação manutenção após período de uso.

Através da inovação GPON também se torna possível ter um maior alcance na transmissão de dados e informações, já que através de um único cabo pode ser transmitidos os mais diferentes conteúdos. A segurança é outro ponto que ganha grande destaque ao se trabalhar com a GPON. 

Por não dependerem de energia elétrica, o que já acontece com outros tipos de cabeamento, se torna menor a possibilidade de ocorrer a queima de algum material ou até mesmo a eventualidade de um curto. Esse fato também contribui na relação custo-benefício desse tipo de cabeamento.

Além disso, por ter sido desenvolvida para conseguir operar multisserviços com diferentes protocolos, a confiabilidade do sinal transmitido pela GPON se torna maior. Esse é uma questão de extrema importância, pois por exemplo, as empresas que são 100% virtuais necessitam de total segurança na sua conexão para conseguir executar todas as suas demandas.   

Principais aplicações

Principais aplicações

Pela sua qualidade de transmissão de dados, uma rede composta por cabeamento GPON é muito indicada para para provedores com um grande número de usuários e que desejam contar com diferentes serviços. Além desse fato, essas redes também têm conseguido suportar backhaul de redes móveis.

Sendo assim, conheça abaixo mais sobre as possíveis aplicações que o GPON pode ter, seja para um trabalho em grande escala ou não:  

  • Telefonia VoIP;
  • Sistemas de segurança;
  • Internet de alta velocidade;
  • Controles de acesso;
  • Vídeos On Demand;
  • Nós de acesso Wi-fi. 

Conclusão

De uma forma geral, o GPON se apresenta como uma excelente saída para quem deseja de fato contar com uma conexão de internet de qualidade dentro do seu negócio. Além disso, colocado em comparação com outras tecnologias semelhantes, o GPON se destaca pela maior velocidade qualidade transmissão que oferece.

Com isso, quer saber um pouco mais sobre a tecnologia GPON? Então, clique aqui e entre em contato agora com um dos nossos especialistas que terá o prazer de te ajudar.  

(Visited 1.054 times, 1 visits today)

Notícias relacionadas