Cadastre-se e fique por dentro das atualizações do nosso blog!

Seus dados estão seguros conosco

Telefonia em nuvem: O que é, como funciona e vale a pena em 2019?

Você já parou para notar que cada vez mais ferramentas e recursos presentes no nosso cotidiano estão ficando localizados na nuvem? Uma simples consulta do seu saldo bancário no internet banking do seu smartphone só acontecem devido a presença desse tipo de tecnologia, por exemplo. Diante disso, o processo de comunicação também tem mudado, chegando ao que é chamado atualmente de telefonia em nuvem.

Esse tipo de serviço ocorre devido, entre outros aspectos, a utilização da tecnologia chamada cloud computing ou em uma tradução literal para o português computação na nuvem. Essa inovação permite que seja usada toda a estrutura existente na internet, sem que exista custos adicionais para quem usa, para se realizar o processo de comunicacional. 

Além disso, por não armazenar os dados e informações para funcionamento em um local fixo, os serviços que usam o cloud computing, como a telefonia em nuvem, permitem que os seus usuários acessem as suas plataformas de qualquer lugar do mundo. A atualização desses serviços e conteúdos também ocorre em tempo real, já que estão conectados a internet.

Desta maneira, você quer saber como revolucionar a comunicação da sua empresa em 2019? Portanto, prossiga na leitura do artigo e descubra o que é a telefonia em nuvem, como é o seu funcionamento, principais vantagens de usar em 2019 e como implementar no seu negócio. 

O que é telefonia em nuvem?

O que é telefonia em nuvem?

O serviço de telefonia em nuvem é oferecido por diversas empresas de tecnologia e comunicação, que como citado anteriormente, transferem toda a rede de telefonia para a internet. Devido a isso, não é necessário mais nenhuma outra estrutura para que ocorra o seu funcionamento, como aparelhos de PABX e cabeamentos dedicados à telefonia.

Uma curiosidade sobre a ferramenta que também pode ser chamada de Voip, que vem dos termos em inglês Voice Over Internet Protocol que em português podem ser traduzido como Voz sobre IP, surgiu 1990. No entanto, devido à qualidade da transmissão de dados da época foi considerada um fracasso, voltando a ser utilizada recentemente. 

Como funciona?

Como funciona Telefonia em Nuvem

A partir da transferência da estrutura telefônica para a internet, a tecnologia da telefonia Voip passa a converter os sinais analógicos das ligações convencionais em formato digital, permitindo o seu envio online. Desta forma, é possível fazer com os sinais sejam transmitidos de duas maneiras: Entre dois sistemas diferentes, como computadores e smartphones, por exemplo, ou entre um computador e um telefone convencional.

Considerando o primeiro caso, respectivamente, ocorre a transformação de todo sinal de voz em um formato binário e, somente após isso, ocorre o seu envio. Ao utilizar esse procedimento de telefonia não existe um custo na ligação, já que todos os sinais utilizados são digitais e trafegam apenas na rede de dados. 

Enquanto isso, no segundo caso, respectivamente, pelo fato de o sinal usado ser inicialmente analógico, ele precisa ser convertido em digital, o que gera uma cobrança sobre o serviço. No entanto, essa cobrança costuma ser mais barata do que uma ligação comum quando comparada. 

Quais as principais vantagens da telefonia Voip em 2019?

Quais as principais vantagens da telefonia Voip em 2019?

Antes de optar por uma tecnologia nova, como a telefonia em nuvem, é preciso conhecer os seus benefícios em relação à prática convencional do mercado. Para isso, nós separamos 5 vantagens desse serviço. Veja:

Custos menores

Logo de cara já é possível notar a primeira vantagem em adotar essa nova tecnologia: a redução de gastos. Por não exigir a utilização de novos equipamentos além dos que já estão disponíveis na internet, a Voip reduz consideravelmente o seu valor de implantação em uma empresa. 

Além disso, quando estão em rede, não existem taxas ou qualquer valor adicional cobrado pela realização de chamadas de longa distância, horário utilizado ou comunicação entre filiais, por exemplo.

Maior produtividade

Ao se utilizar do Voip, os profissionais da empresa passam a ter acesso ao sistema de telefonia por meio de qualquer dispositivo com internet e em qualquer local. Isso permite um ganho em produtividade para a companhia, já que não é preciso estar em um local fixo para entrar em contato com os clientes e fornecedores, por exemplo.

Independentemente do segmento em que a empresa atua, essa tecnologia também auxilia no processo de implantação de trabalhos home offices, acesso a relatórios de chamadas ou até mesmo a mudança de localidade da empresa, uma vez que o número permanece o mesmo após a troca de endereço

Integração dos sistemas

Outra vantagem de usar esse tipo de tecnologia é pelo fato da possibilidade da conexão com outros sistemas usados pela empresa, como bancos de dados e o CRM, por exemplo. Essa integração facilita o compartilhamento de informações, reduzindo o tempo gasto com tarefas repetitivas, como encaminhar vários e-mails, por exemplo.

Flexibilidade

O aumento dos negócios também pode significar um aumento da utilização da telefonia corporativa, o que em longo prazo pode se tornar um problema. No entanto, com a utilização da tecnologia VoIP é possível fazer a inclusão de novos usuários ou ramais de atendimento sem maiores problemas ou gastos extras. 

Através da tecnologia Voip você consegue organizar tranquilamente as mudanças que deseja fazer, seja para aumentar o seu raio de ação ou também reduzir sua utilização.

Como implementar na sua empresa?

Como implementar Telefonia em nuvem

Para implementar esse tipo de solução em comunicação corporativa na seu negócio é muito simples! Basta contratar uma empresa especializada e de qualidade do setor de comunicação para realizar o serviço. Mas, para você ter certeza de qual empresa contratar fique atento a algumas questões, como:

  • A credibilidade no mercado;
  • A infraestrutura de telefonia usada pela empresa;
  • Qualidade do suporte oferecido;
  • Velocidade da sua internet. 


Conclusão

Diante do cenário aqui apresentado, a tecnologia VoIP tem um excelente potencial de utilização, favorecendo o crescimento das empresas que optam por utilizá-la. Além disso, é possível encontrar empresas que oferecem esse serviço com qualidade e preço justo, o que é essencial no ambiente corporativo atual. 
Quer contar agora com uma solução de telefonia em nuvem? Então clique aqui e entre em contato com um dos nossos especialistas que está a sua inteira disposição para auxiliar o desenvolvimento da sua empresa. Não sofra mais com problemas com telefonia!


(Visited 148 times, 1 visits today)