Cadastre-se e fique por dentro das atualizações do nosso blog!

Seus dados estão seguros conosco

Soluções em nuvem: Descubra quais existem no mercado

Soluções em nuvem: Descubra quais existem no mercado

Com certeza você já fez uso de algum sistema de nuvem na internet para armazenar algum documento ou arquivo importante, não é mesmo? Essas soluções em nuvem, aliás, entre outras funcionalidades, têm como principal função servir como uma  espécie de “arquivo”, só que totalmente online, não ocupando nenhum espaço físico.  

Esse tipo de sistema apresenta a vantagem de não exigir qualquer tipo de gerenciamento ativo do usuário, pois basta adicionar o conteúdo a nuvem que ele estará salvo até que alguém o delete. Com isso, diante da popularização desse modelo de armazenamento, foram surgindo diferentes modelos de nuvem, que atendem a características específicas.

Assim, saber escolher qual a melhor para ser usada na sua empresa é fundamental para não ter dores de cabeça futuramente. Para te ajudar com isso, separamos neste artigo as principais soluções em nuvem que existem e também os seus mais usuais modelos de utilização. Boa leitura!  

Tipos de soluções em nuvem 

Tipos de soluções em nuvem

Veja abaixo a relação com os principais tipos de soluções em nuvem que existe no mercado atualmente:

1 – Infrastructure as a Service (IaaS)

Infrastructure as a Service (IaaS)

O primeiro tipo de nuvem, talvez a que tenha maior destaque no mercado hoje, é a IaaS, ou Infraestrutura como um Serviço, em tradução livre para o português. O grande motivo para que ela tenha esse grande aceitação é que o modelo representa um sistema completo de infraestrutura, possibilitando que as empresas possam transferir a sua estrutura quase que como um todo para a nuvem. 

Para ficar mais fácil de entender esse processo, compreenda que o IaaS proporciona a instalação de um ERP completo na nuvem. Ou seja, além dos arquivos poderem ser armazenados, todos os backups, recursos e a própria rede conseguem ser alocadas na nuvem, o que diminui os gastos de implementação e manutenção da empresa.  

Além disso, outro ponto interessante envolvendo a questão financeira da solução IaaS, é que ela, normalmente, é feita com um custo sob demanda, não tendo nenhum susto com gastos adicionais. Com isso, a empresa fornecedora da nuvem disponibiliza os equipamentos e mantém uma equipe de TI para fazer o gerenciamento de qualquer problema. 

2 – Software as a Service (SaaS)

Software as a Service (SaaS)

Um segundo modelo disponível de solução em nuvem é o chamado SaaS, Software as a Service ou em português, Software como um Serviço. Esse modelo funciona baseado no oferecimento de um software em nuvem que é contratado de forma mensal recorrente, em vez de ter que ser necessário uma compra perpétua de uma licença.

Assim como a IaaS, o Saas também não necessita de qualquer tipo de instalação nos computadores locais da rede. Geralmente, a sua infraestrutura também fica baseada nos servidores da própria empresa fornecedora, que faz o gerenciamento de todo o sistema a distância mesmo.

As SaaS têm se desenvolvido em diversas frentes, sendo possível encontrar modelos de softwares que atendem as mais diferentes necessidades. Desde avançados sistemas de ERP, passando por programas de gestão de negócio até softwares para gerenciamento de campanhas de marketing podem ser encontrados nos moldes de um SaaS. 

3 – Platform as a Service (PaaS)

Platform as a Service (PaaS)

Esse modelo de nuvem já é mais específico para as empresas que trabalham com o desenvolvimento de softwares. O modelo de Plataforma como um Serviço( que vem do termo em inglês Platform as a Service), ou PaaS, fornece um ambiente virtual que integra o gerenciamentos dos diferentes projetos que possam estar sendo executados.

Isso auxilia no controle das tarefas, pois possibilita que todos os membros da cadeia produtiva possam trabalhar em único local, diminuindo significativamente a possibilidade acontecer erros maiores. Essa integração também aumenta a produtividade da equipe de criação, já que não será preciso ficar transitando em diferentes plataformas.   

Dependendo da necessidade da empresa, também pode ser agregado a essa plataforma softwares de desenvolvimento rápido, que pode ser utilizado na criação de programas mais leves, como os desenvolvidos para smartphones, por exemplo. 

Modelos de Cloud

Modelos de Cloud

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os tipos de soluções em nuvem que existem no mercado, chegou o momento de também saber quais os principais modelos de utilização desses sistemas. Veja abaixo: 

1 – Cloud pública

Cloud pública

Modelo mais comum de ser utilizada pelas as empresas, uma cloud pública, como o próprio nome já deixa subentendido, é um modelo de nuvem que é utilizado por mais de uma empresa ao mesmo tempo, sendo disponibilizada por um fornecedor em comum. Ao optar por esse modelo, a sua empresa vai pagar somente pelo espaço que foi usado na nuvem, ou seja, o conhecido pey per use.

Como os seus principais benefícios podem ser considerados a alta disponibilidade de clouds que existem além da possibilidade de escalar o seu negócio a partir dele. Também é preciso pontuar que existem diversos fornecedores confiáveis no mercado trabalhando a um preço justo.  

2- Cloud Privada

Cloud Privada

A cloud privada possui esse nome, pois ele atende um único negócio, sendo desenvolvida pensando exclusivamente nas demandas de determinada empresa. Oferecendo os mesmos recursos de um cloud pública, esse modelo de nuvem consegue ser personalizado para ter uma infraestrutura única que agregue a corporação.

Por ser utilizado apenas por uma empresa, a cloud privada é um modelo mais seguro e que apresenta uma maior integração dos seus dados. Assim, passa a existir um maior controle internos de todas as informações, servidores e recursos que ficam disponíveis na nuvem.  

3 – Cloud Híbrida

Cloud Híbrida

Como você já pode imaginar, uma cloud híbrida é aquela que consegue mesclar os dois modelos de clouds apresentados aqui, o público e a privada. Sendo assim, esse modelo tem como objetivo reunir o melhor que existe nessas duas versões de utilização de soluções em nuvem.

Ou seja, um maior potencial de escalabilidade, como na pública, e um melhor e mais eficiente armazenamento de dados críticos, presente na privada. Além disso, esse modelo consegue ser encontrado por um preço mais acessível dentro do mercado.  

Conclusão

A partir da apresentação dos tipos e modelos de utilização de solução em nuvem é preciso deixar claro que para saber qual o certo a ser usado no seu negócio é preciso analisar as suas demandas primeiramente. Não existe uma fórmula pronta que padroniza o uso em determinados tipos de negócio.

Sendo assim, caso esteja na dúvida sobre as soluções em nuvem e qual a certa para ser utilizada na sua empresa, clique aqui e fale com um de nossos especialistas. 

banner sigma
(Visited 104 times, 1 visits today)

Notícias relacionadas