Cadastre-se e fique por dentro das atualizações do nosso blog!

Seus dados estão seguros conosco

Armazenamento em nuvem é seguro?

Armazenamento em nuvem é seguro?

O advento de novas tecnologias têm gerado diversos benefícios para as pessoas e empresas. Mas, ao mesmo tempo, também passam a surgir diversas dúvidas sobre o funcionamento e segurança. Esse é o caso de quando tratamos de cloud, deixando o questionamento o armazenamento em nuvem é seguro ou não? 

Diferente do método tradicional onde são utilizados espaços de infra-estrutura física, o armazenamento e serviços em nuvem faz uso de espaços que já estão disponíveis online, ou seja, não necessitando que seja ocupado nenhum espaço físico de sua empresa. Esse tipo de serviço tem a vantagem de não exigir um gerenciamento mais complexo por parte dos usuários, uma vez que o arquivo na nuvem estará salvo até que alguém o delete. 

Diversas empresas já têm usado esse modelo, provando que o serviço em nuvem é de fácil utilização, além de gerar uma série de outros benefícios, mas será que de fato é seguro?  Para saber mais sobre as soluções em nuvem, basta clicar aqui e ter acesso a outro conteúdo que trata de forma mais aprofundada sobre o tema. Além disso, você também pode conhecer mais sobre a telefonia em nuvem clicando aqui

A partir disso, a seguir você verá que a falta de segurança é um risco constante para qualquer empresa no mundo digital, exemplos da falta de soluções de segurança e como o FortiCloud é o software perfeito para a sua empresa estar realmente segurança na internet, sem ter o risco de ter dados vazados, por exemplo.    

Falta de segurança: um risco constante! 

Falta de segurança: um risco constante!

Assim como em qualquer outra área do mundo empresarial, a segurança digital é sempre um ponto a ser considerado pelos riscos que ela pode gerar para a organização. No entanto, mesmo com essa evidente questão, diversas empresas não entendem e não investem o suficiente para garantir uma proteção satisfatória das suas redes e armazenamento, principalmente. 

Em diversos casos, as corporações acabam considerando que apenas medidas de controle de acesso a usuários identificados, senhas e criptografia de transmissão de dados protegem os dados armazenados em servidores na nuvem. Esse despreparo na segurança  fica registrado na pesquisa realizada pela Cloud Security Alliance (CSA), organização sem fins lucrativos que busca promover uma maior segurança no uso do Cloud Computing. 

Dessa forma, segundo a pesquisa, apenas 16% das empresas analisadas apresentam políticas e métodos de controle de operação para utilização da nuvem completamente implementados. Além disso, a CSA também demonstra nesse levantamento que 80% das organizações com mais de 5 mil colaboradores não sabem ao certo quantas aplicações em nuvem são utilizadas por seus profissionais.

Outro relatório, desta vez realizado pela Crowd Research Partners, mostra um dado ainda mais importante a ser considerado. Segundo o levantamento, as principais falhas de segurança na nuvem ocorrem devido a erros dos próprios usuários, já que apenas 38% das organizações possuem uma política de segurança com regras e responsabilidades bem determinadas para a proteção dos dados.

Assim, para saber se serviço e o armazenamento em nuvem é seguro e auxiliar nesse processo, é preciso seguir alguns parâmetros para determinar uma política de proteção eficaz, como os mencionados abaixo: 

  • Estabelecer um critério para o acesso privilegiado de determinados conteúdos;
  • Mapear os serviços utilizados pelos usuários de forma independente;
  • Identificar as formas de acesso, local, hora e perfis para impedir que ocorra comportamentos danosos e possíveis brechas nos controles; 

Exemplos do que a falta de segurança pode fazer

Exemplos do que a falta de segurança pode fazer

Como já mencionado anteriormente, em diversos casos uma empresa pode se sentir segura com o armazenamento em nuvem apenas com pequenas medidas de proteção, mas de fato não estão. Não basta realizar apenas a análise esporádica de logs para que o sistema esteja protegido.

Muito menos confiar somente nos relatos de problemas ocorridos com os usuários como medida única de contenção de perdas ou incidentes. É preciso contar com um sistema de proteção unificada e de alta tecnologia, como o FortiCloud, da multinacional de cibersegurança norte-americana Fortinet.   

Armazenamento em nuvem é seguro tem nome: FortiCloud

Armazenamento em nuvem é seguro tem nome: FortiCloud

Uma das principais formas de garantir que a utilização dos serviços em nuvem é seguro, é através do uso de soluções de segurança como o FortiCloud, que é uma plataforma de gerenciamento de ferramentas baseada em nuvem que atua de forma interligada com o FortiGate, linha de Firewalls da Fortinet e outras soluções de última geração tecnológica. 

o Forticloud é a solução que protege  aplicativos, dados e serviços utilizando Segurança como serviço (SaaS). Sendo assim o FortiCloud fornece aos clientes uma maneira simples de conectar, proteger e entregar seus dados e aplicativos tanto no local como na nuvem.

Além de um firewall virtual protegendo os dados na nuvem a fortinet, em seu conceito de segurança integrada, disponibiliza outras soluções para agregar segurança nos sistemas e informações que ficam armazenados em nuvem: FortiCWP para identificar erros de configuração, atividade suspeita do usuário, proteção e conformidade de armazenamento, o FortiCASB para segurança dos  Aplicativos SaaS, como Microsoft 365 ou Salesforce, FortiWeb Cloud para web proteção de aplicativos expostos na internet e FortiMail Cloud para proteção de e-mail – Todas essa soluções integram a suíte de Segurança em Nuvem. 

O processo de instalação e início de operação também proporciona uma boa experiência, pois a forma de configuração do sistema é muito simples simples. Em conjunto com isso, o FortiCloud consegue oferecer uma grande visibilidade de tudo que está disponível no sistema, facilitando e melhorando a qualidade das ações tomadas. 

Por ser um SaaS, Software as a Service ou em português, Software como um Serviço, o FortiCloud acaba necessitando de um menor investimento para ser utilizado, sem contar que a infraestrutura fica a cargo da fornecedora.

É importante mencionar que existe o modalidade de responsabilidade compartilhada. Nesse caso, o provedor dos serviços ou armazenamento em nuvem oferece a infraestrutura física para hospedar o serviço, contudo a proteção desses dados armazenados e os acessos externos a esses serviços são de responsabilidade do cliente, a parte de segurança com firewall virtual, auditoria de acesso e compliance dos usuários, se encaixam na questão do acesso seguro sendo responsabilidade do contratante. 

Benefícios

Confira abaixo alguns dos principais benefícios que o FortiCloud pode agregar para a sua organização, além de ser um recurso que garante que o armazenamento em nuvem é seguro: 

  • Estrutura de proteção interna contra ameaças avançadas existentes;
  • Escalabilidade do sistema de acordo com a necessidade da sua empresa;
  • Relatórios em tempo real com análises de aplicativos, sites, usuários e ameaças que possam gerar qualquer risco;
  • Conexão com outros softwares de cibersegurança da Fortinet, CWP, Casb, entre outros. 
  • Navegue pelas soluções a partir de um único local com facilidade e SEGURANÇA de qualquer lugar
  • Reduza os recursos de TI gerenciando centralmente implantações e análises
  • Aprimore a segurança com  FortiCloud Sandbox que detecta ameaça de dia zero – Receba atualizações unificadas das ameaças em sua locais e na nuvem
  • Adicione uma camada extra de segurança com autenticação segura de dois fatores / OTP para todos os usuários do FortiCloud

Conclusão 

Em suma, para que qualquer empresa cresça de forma saudável e segura com auxílio do mundo digital é preciso se prevenir e garantir que não ocorra nenhum vazamento de informações ou dados confidenciais, por exemplo. Assim, para saber se armazenamento em nuvem é seguro e deixar o ambiente digital ainda mais confiável também é preciso contar um software de segurança eficiente, como o FortiCloud e seguir a LGPD, que você pode conhecer mais clicando aqui.

De qualquer forma, para sempre garantir  que o  armazenamento em nuvem é seguro conte com a Sigma Telecom, que possui mais de 30 anos de experiência e tradição no segmento. Entre em contato agora conosco para saber a melhor forma de proteger o seu negócio no mundo digital.   

(Visited 45 times, 1 visits today)

Notícias relacionadas