Cadastre-se e fique por dentro das atualizações do nosso blog!

Seus dados estão seguros conosco

Cloud computing nas empresas! Descubra os benefícios.

Cloud computing nas empresas! Descubra os benefícios.

Com o desenvolvimento de novas plataformas e aparelhos, tem se tornado cada vez mais comum que dentro de um negócio seja utilizado diferentes equipamentos, como computadores, notebooks, entre outros. Com isso, para conseguir suportar todos esses dispositivos com os seus aplicativos, tem ganhado força o cloud computing nas empresas,

Diferente do método tradicional onde são utilizados servidores localizados na própria empresa, com o cloud computing passa a se usar servidores na internet. Ou seja, não é mais necessário se investir em hardware, fazendo proveito apenas dos serviços tecnológicos que já estão disponíveis online. 

Assim, atualmente, o cloud computing nas empresas tem se transformado em um grande diferencial competitivo. Quer saber mais sobre os benefícios do cloud computing? Siga com a leitura e descubra.

10 benefícios do cloud computing nas empresas 

Está curioso pra saber os motivos que estão fazendo muitos empresários adotarem cloud computing nas empresas? Então, veja abaixo:

1 – Controle de senhas

Controle de senhas

Um primeiro aspecto importante de ser tratado quando falamos em cloud computing é a sua segurança. Assim, é necessário ter uma atenção especial com as senhas e logins utilizadas no sistema, garantindo máxima proteção ao restante da rede.

Com isso, através desse sistema, é possível criar padrões de segurança para que os usuários sigam durante a criação das senhas, como conter letras maiúsculas, minúsculas e caracteres especiais. Além disso, os sistemas alertam sobre a necessidade de trocar a senhas de tempos em tempos e bloqueia usuários em casos de muitas tentativas de login malsucedidas.

2 – Sustentabilidade

Controle de senhas

Muito tratada atualmente, a questão da sustentabilidade também ganha quando se adota a computação em nuvem nas empresas. Por ser totalmente virtual, esse sistema contribui para a redução do gasto com energia, poupa espaço dentro da empresa e também diminui a redução de dióxido de carbono. 

Também existe a redução de gastos com impressões de documentos, uma vez que o compartilhamentos das informações é facilitado e existe a possibilidade de tudo ser acessado online.   

3 – Redução de custos

Redução de custos

Como você já pode perceber no tópico anterior, ao adotar esse tipo de tecnologia na sua empresa você também ganha na questão financeira. Existe uma redução de custo desde a fase de implementação do sistema até a sua manutenção rotineira e também possíveis reparos causados por danos. 

Essa diminuição de gastos também é perceptível pois se torna viável a redução da equipe de T.I. da sua empresa, já que você também passará a contar com suporte com da empresa que está disponibilizando a solução em nuvem.

4 – Agilidade

Agilidade

Optar pelo cloud computing também assegura uma maior velocidade de implementação do sistema. Ou seja, as empresas que não desejam perder dias ou até mesmo semanas de trabalho devido a implantação da rede, encontra na computação em nuvem uma excelente saída.

Isso porque toda a infraestrutura de utilização já está pronta e com apenas poucos comandos já passa a exercer a atividade desejada, o que também se demonstra com uma vantagem competitiva.  

5 – Acessibilidade Acentuada 

Acessibilidade Acentuada 

Atualmente, as grandes empresas não limitam o seu horário de trabalho para apenas os dias úteis e em horário comercial. Existe uma maior flexibilidade nesse quesito do horário, o que torna preciso também a possibilidade dos funcionários acessarem os documentos da empresa a qualquer momento.

Assim, por meio do cloud computing, os colaboradores têm fácil acesso a essas informações, já que o sistema pode ser acessado a partir de uma página da internet ou por aplicativos de celular, desde que se tenha o usuário e senha correto. 

6 – Facilidade de gerenciamento e manutenção

6 - Facilidade de gerenciamento e manutenção

Como já mencionado anteriormente, nos serviços de cloud computing, a sua empresa contará com todo o apoio da equipe de suporte do provedor do serviço. Ou seja, as atualizações e manutenções da rede, por exemplo, são de total responsabilidade dessa empresa contratada.

No entanto, você também pode ter acesso a esse e outros aspectos que compõem o sistema para poder fazer de forma remota o monitoramento de dispositivos ou, caso seja preciso, a administração de falhas.    

7 – Segurança de dados

Segurança de dados

Além da proteção as senhas, como citado no tópico 2, a computação em nuvem nas empresas também atua com qualidade na segurança dos dados em geral que estão no sistema. Assim, são utilizadas tecnologias de ponta para garantir máxima proteção a toda a rede em nuvem da empresa. 

Com isso, os maiores problemas evitados e que poderiam gerar danos incalculáveis para o negócio são: 

– perder dados por problemas de hardware;

– invasões no sistema;

– ameaças virtuais.

8 – Escalabilidade e flexibilidade 

Escalabilidade e flexibilidade

A escalabilidade e a flexibilidade oferecidas pelo cloud computing praticamente não têm limitação. Isso porque através da utilização dessa tecnologia pode ser desenvolvidos sistemas que aceitem mais ou menos dados, por exemplo, sempre indo de acordo com a necessidade que o negócio apresenta. 

Sendo assim, caso a empresa aumente de tamanho, por exemplo, e a capacidade atual tenha ficado defasada, basta contatar o prestador do serviço e adquirir um maior espaço, sem precisar comprar novos equipamentos ou algo do tipo.  

9 – Maior integração entre áreas da empresa

Maior integração entre áreas da empresa

Acha que a comunicação e contato entre os setores da sua empresa está aquém do que deveria estar? A computação em nuvem ajuda a solucionar esse problema. Por ser um tipo de serviço que é compartilhado com todos os usuários, independente de onde as pessoas estiverem localizadas, se torna mais fácil trabalhar em conjunto.

Com uma conexão segura, os usuários podem acessar as ferramentas e informações que necessitam para fazer o trabalho quando e onde precisarem, conectados por plataformas colaborativas em nuvem, gerando uma maior liberdade também.  

10 – Backup das informações 

Backup das informações

Por último, mas não menos especial, o cloud computing nas empresas também oferece a possibilidade de realização e armazenamento de backups, garantindo a recuperação dos dados em caso de algum problema.

Manter o backup do sistema atualizado garante uma maior segurança a rede, por isso, é um aspecto que nunca deve ser deixado de lado.

Conclusão

Como você pode perceber, o cloud computing nas empresas tem se tornado uma ferramenta importante para quem deseja crescer de forma estruturada o seu negócio. No entanto, para ter certeza disso, é preciso contar com uma empresa especializada nesse serviço e com anos de experiência, como a Sigma Telecom.

Assim, sempre que precisar de auxílio na parte tecnológica do seu negócio, conte com a Sigma Telecom. O cloud computing nas empresas é apenas um do serviços prestados. Clique aqui e saiba mais. 

(Visited 10 times, 1 visits today)

Notícias relacionadas