Cadastre-se e fique por dentro das atualizações do nosso blog!

Seus dados estão seguros conosco

FortiNAC: entenda tudo sobre essa tecnologia

Fortinac: entenda tudo sobre essa tecnologia

O mundo corporativo atual não permite mais que uma empresa seja exposta a riscos devido a falta de segurança no meio digital. Sendo assim, diversas ferramentas têm surgido com o intuito de oferecer uma maior proteção para os negócios, como o FortiNAC, desenvolvido pela empresa norte-americana Fortinet.

A segurança oferecida por esse software é toda baseada no sistema NAC Network Access Control, que consegue bloquear, por exemplo, acessos não permitidos a uma rede. Se você ainda tem dúvidas sobre esse assunto ou quer aprender ainda mais sobre o tema, clique aqui e acesse agora o nosso conteúdo “Entenda o que é NAC Network Access Control”. Além disso, siga com a leitura no presente artigo e conheça tudo sobre o FortiNAC.

Como funciona o FortiNAC ? 

Como funciona o FortiNAC ?

Assim como já citado anteriormente, o FortiNAC é um software desenvolvido para atuar como uma nova barreira de proteção para uma rede de computadores, adicionalmente ao firewall. Sendo assim, para realmente garantir a proteção do sistema corporativo, a tecnologia faz uso de diversas técnicas, como o bloqueio de portas de switch e  inspeção de softwares instalados nas máquinas.

Com isso, o programa de proteção cria, de forma detalhada, os perfis dos usuários que fazem uso da rede. Esse detalhamento acontece até mesmo com dispositivos móveis, utilizando as mais diversas informações, como comportamentos fontes, por exemplo, para conseguir precisar com exatidão o que está sua rede.

Esse entendimento da rede de uma forma global só ocorre devido o método de atuação da tecnologia, que varre toda o sistema em busca de usuários, aplicativos e dispositivos conectados. Assim, através de até 13 técnicas diferentes, o FortiNAC consegue também detectar a necessidade de atualizações dentro da rede para corrigir determinadas vulnerabilidades ou problemas.  

Além desse ponto, a tecnologia da Fortinet também permite que seja criada, desenvolvida e implementada dentro do sistema uma segmentação de política de segurança de acordo com a necessidade de cada negócio. A ferramenta também consegue fazer alterações em switches e produtos sem fio de mais de 150 fabricantes.

Outra funcionalidade do dispositivo diz respeito ao seu controle dinâmico de rede. Após todo o processo de identificação dos usuários, aplicativos e dispositivos conectados, como já mencionado, o sistema permite que ocorra uma segmentação da rede, autorizando o acesso a determinados recursos e bloqueando outros acessos não relacionados.

A partir desse agrupamento de materiais e aplicativos com uma base de dados comum, o equipamento protege toda a rede de um possível dano generalizado. Isso por se tornar menor a capacidade de um dispositivo comprometido entrar em contato com outros ativos e atacá-los. 

Benefícios do FortiNAC 

Benefícios do FortiNAC

Por ser um equipamento de ponta, o FortiNAC consegue oferecer para os seus usuários uma série de benefícios que o diferencia dos demais concorrentes. Dessa forma, veja abaixo uma lista com os principais benefícios que o Sistema apresenta para uma rede corporativa:  

1. Microssegmentação – A tecnologia cria diversos níveis de acesso que são permitidos apenas para grupos específicos, a partir da segmentação criada. Isso garante que apenas quem for liberado terá acesso à rede.  

2. Suporte extensivo a vários fornecedores –  Relacione a sua rede corporativa com os mais diferente sistemas, desde switches e pontos de acesso sem fio até firewalls e clientes com uma simples configuração.

3. Validação da configuração – Todo dispositivo que tentar entrar em uma rede com o sistema de proteção passa por uma validação das suas configurações de uso. Caso a configuração não for compatível, o sistema discordante poderá ser tanto levada para um meio isolado como também ser limitado a acessar apenas uma VLAN. Além disso, pelas mudanças de comportamento detectadas na rede, a tecnologia também pode fazer mudanças nos níveis de acesso. 

4. Resposta instantânea e automatizada – O software de proteção também permite a realização de respostas automáticas para determinadas ações. Com isso, por exemplo, caso um ponto seja comprometido ou se torne vulnerável, pode ser disparado uma ação de contenção ao problema, que pode ser o corte da conexão,  restrições no acesso à rede, isolamento em VLAN de quarentena e várias ações de notificação.  

5. Escalabilidade –  A arquitetura da tecnologia permite que seja realizado o escalonamento das atividades realizadas para outros ambientes e com  suporte a milhões de dispositivo

Tipos de licença 

Tipos de licença

A Fortinet oferece através da sua ferramenta de proteção diferentes níveis de licenciamento, que englobam em si diferentes aspectos no nível de cobertura e funcionalidade desejada. Assim, veja abaixos os três diferentes tipos de licenciamento oferecidos

  • Licença Básica: Fornece segurança para os dispositivos na rede, automatizando as autorizações e habilitando o bloqueio de rede. 
  • Licença Plus – Baseada no funcionamento da licença Básica, a licença Plus oferece controles mais avançados  de acesso à rede e provisionamento automatizado para usuários, convidados e dispositivos, além de gerar relatórios e análise. 
  • Licença Pro – Nível máximo de segurança da ferramenta, a licença Pro permite total visibilidade, controle e resposta da rede. Além disso, também é oferecido nesses casos um controle mais abrangente de acesso com um ponto de visibilidade em tempo real do sistema. 

Agora que você já conhece um pouco mais sobre as licenças, veja a seguir uma tabela comparativa entre as três: 

Conclusão

Em suma, a tecnologia da empresa Fortinet garante um excelente resultado em questão de proteção, aumentando a segurança das informações e dados da empresa no mundo digital. Além disso, por ser um software de ponta, proporciona uma experiência estável e efetiva para cada um dos usuários da rede.  

Gostou de conhecer mais sobre a FortiNAC? Então, agora aproveite para conhecer também tudo o que é preciso para ter o melhor firewall corporativo para a sua empresa clicando aqui.

banner sigma


(Visited 543 times, 2 visits today)

Notícias relacionadas