Receba as novidades da Sigma por e-mail.

Tecnologia SD-WAN: Esse é o futuro? 

O período que estamos enfrentando devido à pandemia da Covid-19 só acelerou o crescimento de empresas que adotam o trabalho remoto como modelo de negócio. Com isso, também se percebeu a necessidade latente do aprimoramento das conexões de rede de longa distância. E, exatamente por esse aspecto, que entra em cena a tecnologia SD-WAN.

Com a possibilidade da centralização do gerenciamento e a criação de redes híbridas, esse modelo de rede se destaca quando comparada com as WANs tradicionais, proporcionando mais benefícios para as empresas. Dessa forma, para se aprofundar e conhecer mais sobre o conceito da tecnologia, basta clicar aqui que preparamos um conteúdo especial sobre o tema. 

Além disso, clicando aqui, você verá como uma SD-WAN é aplicável em um negócio e pode ajudar a otimizar o trabalho. Diante desse cenário até aqui exposto, siga com a sua leitura e veja com as redes SD-WAN estão a prova do futuro, sendo fundamentais para as empresas que trabalham remotamente e desejam se sobressair em relação aos concorrentes de mercado. 

A tecnologia SD-WAN atende as necessidades do futuro?

Tecnologia SD-WAN: Esse é o futuro? 

Mais do que nunca, os negócios que estão atuando de forma remota necessitam de uma arquitetura de TI que consiga atender as exigências e necessidades do momento, como uma maior demanda de acessos seguros eficientes. Com isso, as redes WAN definidas por software, ou simplesmente SD-WAN, se destacam, mostrando ser uma realidade que perdura por um longo tempo.

Essa tecnologia ganha ainda mais destaque quando consideramos que, basicamente, nos últimos 20 anos, a maioria das conexões entre sedes e filiais ou unidades foram, prioritariamente, realizadas pela tecnologia MPLS (Multi Protocol Label Switching). Com o aumento da demanda é preciso de mais e a tecnologia SD-WAN contribui nesse ponto. 

Veja abaixo alguns que mostram como as redes SD-WAN já estão preparadas para o futuro. 

  1. Redução de custos operacionais 

Um primeiro ponto de destaque da tecnologia e que toda empresa almeja, é a redução dos gastos. Para isso, a SD-WAN permite que os custos operacionais sejam reduzidos ao usar links de internet convencional, que são muito mais baratos quando comparados com outros que dão utilizados por outros modelos de rede.

Além disso, pode ficar tranquilo, pois a mesma qualidade e disponibilidade que são encontrados em uma rede MPLS são garantidos pelas SD-WANs. Ou seja, é até mais qualidade na rede por um valor muito menor. 

  1. Aumento da produtividade

Em conjunto com a redução de custos, é perceptível com a adoção da tecnologia SD-WAN que a produtividade dos profissionais e, por consequência da empresa aumenta. Isso porque essa nova abordagem permite que administradores de rede usem a largura de banda de maneira mais eficiente.

Na prática, é possível entender essa questão como um meio que gera um aumento de qualidade no desempenho de aplicativos essenciais ao negócio. Assim, com um roteamento inteligente que contorna falhas ou a degradação de links, ao reconhecer dinamicamente o tráfego de cada aplicativo, a SD-WAN potencializa o trabalho realizado, favorecendo a produtividade da empresa.

  1. Gerenciamento facilitado

A SD-WAN também prova que já está pronta para o futuro das empresas por conta da simplificação do seu gerenciamento. Para se ter uma ideia, como mencionado anteriormente, agora é possível realizar a gestão da rede de forma centralizada, em um único console disponível na nuvem.

Além de aumentar a visibilidade do ambiente, o que garante mais controle, essa centralização também automatiza os processos e garante a possibilidade de escalabilidade do negócio. Sem contar que a resolução de qualquer tipo de problema que possa vir a surgir se torna mais fácil de ser solucionada.

  1. Conectividade total com filiais

Por último, mas nem de longe menos importante, está o fator de maior estabilidade e conectividade que as SD-WANs proporcionam. Com presença em outras regiões ou até mesmo países, as empresas com diversas filiais podem estar totalmente conectadas entre si por meio de uma mesma topologia configurada no SD-WAN.

Isso quer dizer que locais conectados pelas mesmas regras não ficam mais limitados geograficamente, dispensando a complexa e, muitas vezes onerosa, busca por uma operadora que faça essa conexão de forma segura entre diferentes países. O futuro já é hoje com a tecnologia SD-WAN. 

SD-WAN e estratégia multinuvem

SD-WAN e estratégia multinuvem

É impossível tratar de futuro sem mencionar a tecnologia de armazenamento em nuvem. As SD-WAN também podem funcionar integradas a estratégias de solucões em nuvem. Um exemplo disso é quando se estabelece uma nuvem híbrida a partir da conexão de um data center operado de forma privada a um único provedor de nuvem pública ou privada.   

Obviamente, existem também outros modelos que podem ser explorados, como o uso exclusivo da nuvem. Em todo caso, o importante é perceber que, diferentemente do que acontecia antes, agora, com as plataformas de multinuvem, é possível estabelecer diferentes estratégias para a sua empresa.  

O futuro nos reserva muito mais…

O futuro nos reserva muito mais…

Os trabalhos tradicionais, em horário comercial, estão cada vez mais fadados a mudarem. Embora a tecnologia SD-WAN em um primeiro momento tenha atraído mais empresas que já se utilizam da modalidade a distância, não existem dúvidas de que diversos negócios presenciais também vão se transformar a partir dela. 

Isso sem considerar que a tecnologia tem tudo para evoluir mais a cada dia, oferecendo ainda mais recursos. Para entender como pode ser esse cenário de trabalho remoto para os próximos anos, clique aqui e confira um mais um conteúdo especial que nós preparamos sobre o tema.

Conclusão

De uma forma geral, é possível sim dizer que a tecnologia SD WAN é o futuro das conexões de redes à longa distância, uma vez que apresentam diversos recursos que comprovam isso, como a centralização do gerenciamento e a possibilidade da ação de estratégias multinuvens, por exemplo. 

Para garantir a máxima qualidade da tecnologia SD-WAN da sua empresa, conte com a tradição de mais de 30 anos da Sigma Telecom no setor de soluções em telefonia, segurança e monitoramento, segurança digital, redes, cabeamento estruturado e óptico, além de voz e vídeo. Entre em contato agora mesmo com conosco que um dos nossos especialistas te atenderá com o maior prazer. 
Se você quer ficar por dentro dos nosso conteúdos siga nossa página do Facebook que sempre avisamos quando um conteúdo novo é postado.

(Visited 242 times, 1 visits today)

Notícias relacionadas