Cadastre-se e fique por dentro das atualizações do nosso blog!

Seus dados estão seguros conosco

Videoconferência nas empresas: Tudo que você precisa saber

Dentro do mercado corporativo atual, diversas organizações e empreendimentos tem se utilizado de novas tecnologias para solucionar antigos problemas do ramo empresarial, como a comunicação interna e externa, por exemplo. Com isso, usar a videoconferência nas empresas tem ganhado cada vez mais sentindo por gerar uma gama de benefícios para os negócios.

Diante desse cenário, você pode estar se pensando: O que de fato é uma videoconferência e de que maneira ela poderia me ajudar a melhorar o rendimento da minha empresa? Dessa forma, pensando em facilitar esse processo, clique aqui e acesse um conteúdo específico que te mostrará tudo o que você precisa saber sobre o tema.

Assim, se você ainda não faz uso da videoconferência, saiba que está perdendo dinheiro e tempo sem ao menos perceber. Então, para fazer com as atividades do seu negócio sejam otimizadas e maximizadas, continue a leitura desse artigo e saiba um pouco da história da videoconferência e também 4 vantagens de utilizar essa tecnologia.

História da videoconferência 

História da videoconferência

Antes de chegar a todo esse grau de efetividade que vemos hoje, as videoconferências nas empresas passaram por um longo período de desenvolvimento. Desse modo, somente a partir da década de 1970, com a implantação de linhas de comunicação pelas companhias telefônicas, que essa tecnologia se popularizou. 

No entanto, para que de fato ocorresse o bom funcionamento da rede videoconferência era preciso que as linhas utilizadas fossem as chamadas ISDN (Integrated Services Digital Network), assim, a qualidade máxima com que eram feitas as transmissões era de de 128 Kbps, que poderia subir para 388 kbps quando eram usadas três linhas ISDN.

Já no caso dos sistemas IP e banda larga, a qualidade de vídeo não era muito constante, o que acabava prejudicando a comunicação. A partir disso, a evolução desse tipo de tecnologia passou pela utilização de uma única linha ISDN ou IP, garantindo a qualidade da transmissão, até chegar nos links dedicados e banda larga, muito difundidos atualmente. 

Mas, para se ter uma ideia dessa tremenda evolução nesse cenário da comunicação interpessoal, para se conseguir fazer uma videoconferência era preciso de:

  • Uma ou duas câmaras de vídeo para enquadramentos gerais; 
  • Microfones omni e unidirecionais;
  • Um ou dois monitores de vídeo de grandes dimensões ou um projetor de vídeo;
  • Uma câmara de documento gravador;
  • Reprodutor de CD ou DVD;
  • Uma lousa eletrônica;
  • Um computador para transmitir slides ou navegar em softwares.

4 benefícios de usar videoconferência nas empresas 

Agora que você já sabe o que é preciso para fazer uma videoconferência e também um pouco mais sobre a história da tecnologia, chega o momento de saber de fato quais vantagens esse modelo de comunicação traz. Confira abaixo: 

1 – Redução dos custos com telecomunicações e deslocamento

Redução dos custos com telecomunicações e deslocamento

A primeira e talvez a mais perceptível vantagens que o uso de videoconferência nas empresas traz seja na questão da redução de gastos. Apenas com o pacote de internet contratado para todo a empresa é possível realizar um número expressivo de transmissões em vídeo sem que ocorra qualquer adição de valor.

Além disso, essa questão de diminuição de gastos também leva em conta o fato não ser mais preciso realizar conferências e ligações telefônicas usando canais tradicionais de telefonia, que são caros e nem sempre atendem aos requisitos técnicos necessários para reuniões remotas desse tipo.

Isso tudo, sem levar em conta os deslocamentos que seriam necessários para se chegar ao local de encontro da reunião, acarretando em ainda mais gastos. Dessa forma, a videoconferência impacta diretamente no setor financeiro da sua empresa. 

2 – Crescimento da qualidade operacional

Crescimento da qualidade operacional

Ao contar com a tecnologia da videoconferência, tanto para algum contato com um membro da empresa que está em outra localidade com para uma reunião externa de maneira remota, o empreendimento passa a ganhar em competitividade por criar uma gestão mais eficiente e ágil. Além do mais, assim como citado no tópico anterior, também utiliza menos recursos. 

Assim, qualquer área do negócio pode ser se beneficiar com o uso desse sistema de comunicação, desde o presidente, passando por diretores e técnicos até analistas e a base operacional. Não existe nenhum restrição de uso para a videoconferência nas empresas. 

3 – Melhora na produtividade e otimização do tempo

Melhora na produtividade e otimização do tempo

Em conjunto com os outros dois benefícios da utilização da videoconferência nas empresas já apresentados até aqui nesse artigo, redução de gastos e deslocamentos desnecessários além do ganho em eficiência operacional, nasce o terceiro que consiste na melhor produtividade dos funcionários. As equipes passam a produzir mais com os mesmos recursos disponíveis anteriormente, apenas mudando essa forma de comunicação.

Assim sendo, se torna possível também existir uma melhor gestão do tempo de todos os funcionários, diminuindo os imprevistos e aproveitando melhor as horas disponíveis em cada dia. 

4 – Facilidade nos treinamentos de equipes

Facilidade nos treinamentos de equipes

As empresas que contam com um ou mais times de vendas externas precisam frequentemente que os seus colaboradores passem por treinamentos, tanto de fundo motivacional ou pela simples necessidade de se explicar novas metodologias e processos da empresa. Com isso, quando esse processo ocorre dentro da própria instituição se torna mais fácil, ao passo que se for necessário algum convidado se dificulta a tarefa.

No entanto, como a videoconferência nas empresas pode ser ministrado um treinamento, workshop, palestra ou outros eventos por um convidado externo que não precisa estar no  mesmo ambiente. Isso também otimiza tempo e recurso de todos os envolvidos, ajudando no maior desenvolvimento do negócio. 

Conclusão 

Em suma, a nova dinâmica do mercado empresarial exige que as corporações se adequem a uma nova de produção, que é muito mais fluida e assertiva. Dessa forma, contar com a tecnologia da videoconferência pode fazer a diferença na hora de se conseguir fechar um negócio ou perder mais um contrato atrativo para os seus concorrentes. 

Diante desse cenário apresentado, você quer mudar de vez à forma como a seu negócio se comunica internamente e, porque não, com o mundo todo também? Então não fique perdendo nem mais um segundo. Clique aqui e descubra agora quais os equipamentos necessários para montar uma sala de videoconferência nas empresas. 

(Visited 11 times, 1 visits today)

Notícias relacionadas