Cadastre-se e fique por dentro das atualizações do nosso blog!

Seus dados estão seguros conosco

Segurança no email corporativo: 6 melhores dicas!

Você acha que a sua empresa está realmente protegida no mundo digital? Saiba você que os vírus de computador estão se tornando cada vez mais poderosos, sendo uma grande ameaça para as redes corporativas. Diante desse cenário, o email corporativo se apresenta como o ponto mais frágil em relação a essa segurança digital das empresas. Dessa forma, surge uma dúvida: como aumentar a segurança no email corporativo?

Apesar de inicialmente se apresentar com uma tarefa complexa, a melhoria da segurança no email corporativo começa através da realização de medidas simples. Com isso, quer saber como fazer para proteger o seu negócio, seja ele exclusivamente digital ou não? Então, siga com a leitura do artigo até o seu final e confira.  

6 dicas para ter total segurança no email corporativo

dicas para ter total segurança no email corporativo

Antes de qualquer coisa, compreenda que a segurança dos emails corporativos exige uma colaboração de todos funcionários da empresa, já que apenas uma falha pode significar o comprometimento de toda a rede. Assim, descubra agora 6 dicas de ações a serem tomadas para que a sua empresa tenha total segurança no email corporativo: 

1. Atenção com emails com links e anexos 

Atenção com emails com links e anexos

A primeira medida a ser tomada quando se deseja ter uma melhor segurança no email corporativo é em relação aos links e anexos recebidos diariamente pelos usuários da rede da empresa. É necessário tomar cuidado, pois spams com links e arquivos anexados a mensagens são uma das formas mais comuns dos criminosos invadiram os computadores.

Assim, compreenda que os cibercriminosos fazem uso da criatividade para incentivar o clique no link ou o download de arquivos maliciosos. Com isso, muitas vezes, os emails chegam intitulados como atualização de dados da conta bancária, cobranças ou até mesmo problemas com CPF, por exemplo, fazendo com que o usuário seja estimulado a entrar na mensagem.

Dessa forma, com apenas um click nesses materiais, um vírus pode ser instalado na máquina e facilmente espalhado por toda a empresa, aumentando a dificuldade do combate ao malware. Para que isso não ocorra, é preciso estar sempre atento aos emails recebidos, não acessando ou baixando o conteúdo de mensagens de contatos desconhecidos ou que possuem um remetente estranho 

2 – Realize backups regularmente

Realize backups regularmente

A segunda dica para a melhoria da segurança no email é a realização regular de backups dos dados e informações da rede. Essa prática deve ser parte da rotina da empresa, sendo realizada, idealmente, todos os dias antes do início do expediente ou após o seu final. 

Obviamente, de acordo com as necessidades do seu negócio, é viável, que no máximo, o backups seja realizado de forma semanal. Além disso, para que essa atividade seja realmente efetiva, é indicado também programar o backup para manter até cinco versões do arquivo original. 

Dessa forma, a sua empresa terá uma maneira segura de se proteger de possíveis sequestros de dados ou qualquer outro problema que possa surgir, como o deletamento acidental de dados.     

3 – Determine práticas de bom uso do email e internet

Determine práticas de bom uso do email e internet

Outra medida de proteção para assegurar que a sua empresa fique mais protegida contra ataques cibernéticos é a definição e aplicação de um documento com boas práticas de uso do e-mail corporativo. Apesar de a princípio parecer algo banal, é preciso entender que nem todos os usuários da rede conseguirão diferenciar, por exemplo, um email com conteúdo malicioso de um normal.

Além desse fato, algum colaborador da empresa também pode apresentar dificuldades com a utilização do email, o que facilita ainda mais o trabalho dos cibercriminosos. Assim sendo, desenvolver um manual de boas práticas de uso do e-mail corporativo, em conjunto com a política de segurança da informação adotada pela empresa, proporciona uma melhor utilização da ferramenta pelos usuários.

Neste manual pode constar desde formas de usar o email de maneira mais segura até mesmo o que pode ser feito quando achar que recebeu um email com vírus, por exemplo. 

4 – Criptografe o seu email

De um modo geral, os emails corporativos possuem como uma de suas características básicas a oportunidade de as empresas controlarem informações confidenciais do seu negócio sem que nada seja enviado pelas contas pessoais dos colaboradores. Com isso, para que esse controle fique ainda maior é possível criptografar as mensagens.

Apesar de ser um pouco mais trabalhosa, essa tarefa é necessária para evitar que os dados da sua empresa fiquem em posse dos cibercriminosos. Diante disso, para executar corretamente essa tarefa você pode contar tanto com a equipe de TI interna, caso ela exista, ou com uma empresa especializada em segurança de rede. 

5 – Use um sistema de metadados confiável

Use um sistema de metadados confiavél

Até agora você pode até não saber o que são e para o servem os metadados, mas já compreenda que eles estão presentes no seu sistema de email. Responsáveis por assegurar que cada mensagem esteja de acordo com os padrões de segurança estipulados, os metadados contêm uma série de elementos que auxiliam na verificação da segurança das mensagens.

Dessa maneira, os metadados permitem uma análise criteriosa do conteúdo recebido e enviado, possibilitando a identificação de padrões, reparação de erros e a otimização de recursos gastos. Assim, ao fazer uso de um sistema de metadados confiável, a sua empresa se previne de problemas, diminuindo o tempo gasto com a verificação da veracidade das mensagens.     

6 – Uso de ferramenta antispam

Uso de ferramenta antispam

Por último, mas não menos importante na nossa lista de dicas sobre como melhorar a segurança no email corporativo, está o uso de uma robusta ferramenta antispam. Apesar de as plataformas de emails convencionais oferecerem esse tipo de serviço, é essencial utilizar um software de proteção antispam próprio. 

Com isso, ganha destaque no mercado o  antispam corporativo FortiMail, gateway de e-mail desenvolvido pela empresa norte-americana  Fortinet. A ferramenta apresenta um sistema com multicamadas para detectar e filtrar os spams, reduzindo consideravelmente o volume de mensagens indesejadas que chega ao email. 

Além disso, devido às constantes atualizações, o software mantém a segurança da rede atualizada, não permitindo que novos vírus, por exemplo, atinjam o negócio. Para saber mais sobre o FortiMail, basta clicar aqui e você conhecerá um pouco mais sobre o melhor antispam corporativo para 2019.  

Conclusão

De uma forma geral, a melhoria na segurança no email corporativo necessita da colaboração de todos os usuários da rede, pois cada detalhe importa nesses casos. Assim, se quiser saber mais sobre como proteger a rede da sua empresa clique aqui e confira. 
 

(Visited 29 times, 1 visits today)

Notícias relacionadas