Cadastre-se e fique por dentro das atualizações do nosso blog!

Seus dados estão seguros conosco

Home Office Seguro

Home Office Seguro

O cenário em que nos encontramos em 2020, com o isolamento social forçado, faz com que as empresas sejam obrigadas a se reinventar e fazer uso da tecnologia para que todos os colaboradores se mantenham conectados. Com isso, uma das principais medidas adotadas pelas organizações foi a implementação de home office, ou seja, trabalho remoto. Mas, diante desse cenário, como garantir um home office seguro para os profissionais?

Essa é uma pergunta que diversas empresas têm se feito nos últimos dias em relação à utilização dessa tecnologia. Além disso, assim como no trabalho presencial, também  tornar-se necessário ter um plano específico de continuidade dos negócios de forma remota, garantindo todo o suporte para que as operações da organização continuem operando dentro da normalidade. 

É preciso sempre se levar em consideração o aspecto da segurança nesses casos, uma vez que com o acesso remoto de diversos colaboradores, a rede interna da empresa pode ser facilmente atacada sem as devidas precauções.

Nesse artigo explicaremos mais sobre a importância do home office seguro para os negócios, quais os principais pontos que você deve ter atenção em relação ao trabalho remoto e vamos te mostrar a solução perfeita para tratar da segurança online da sua organização. 

Importância do home office seguro para as empresas 

Com um mundo cada vez mais ligado a tecnologia, ficar preso aos métodos tradicionais de trabalho pode ser algo que a médio e longo prazo se torne prejudicial para o seu negócio. Assim, é preciso compreender que as relações de trabalho estão mudando e que o estilo do trabalhador de 20, 30 anos atrás já não condiz com os funcionários de hoje em dia.

Com isso, o home office pode ser uma arma utilizada dentro da estrutura da sua organização para otimizar os resultados e melhorar a produtividade. Essa mudança surge em conjunto com a alteração do ideal de cultura organizacional, onde atualmente se busca oferecer e valorizar mais a qualidade de vida dos colaboradores.

Dessa forma, a prática do home office consegue estabelecer diversos benefícios sendo um componente chave tanto para a empresa como para os colaboradores. É o modo mais eficaz para aumentar a produtividade, impulsionar e garantir o sucesso da sua empresa. No entanto, também existem riscos.  Pesquisas apontam que o colaborador trabalhando home office acaba acessando sites indesejados, e também temos o aumento de ataques cibernéticos usando títulos como o tema covid-19 ou plataforma de videoconferência, tudo com o intuito de roubar as credenciais dos usuários e informações importantes.

Preocupações com o home office

Preocupações com o home office

Para que todos os benefícios do home office sejam, de fato, adquiridos por uma corporação, é necessário ter a total garantia de que os colaboradores tenham segurança ao utilizar o sistema. Assim, veja abaixo 5 pontos que devem ter a sua atenção para garantir um home office seguro para a sua empresa: 

1 – VPN – A conexão segura

Um primeiro ponto de atenção quando falamos de home office está relacionado a Rede Privada Virtual ou VPN. Essas redes estabelecem conexões seguras se baseando em uma proteção por meio de criptografia, sendo mais ou menos avançada dependendo do modelo escolhido. 

As VPNs tornam seguras as conexões de qualquer dispositivo, sendo acessado a partir do ponto que for, mesmo de pontos públicos de acesso Wi-Fi, por exemplo. Esse aspecto é fundamental para garantir que a sua empresa não tenha nenhum problema, já que não é possível saber de onde os colaboradores acessam diariamente. 

2 – Visibilidade em tempo real 

Os vírus já são uma fonte de grandes problemas quando tratamos do trabalho nas próprias empresas, imagina então quando levamos esse cenário para o home office. Isso porque não é possível ter visibilidade de quais as páginas que os colaboradores acessam em seus computadores ou notebooks pessoais, podendo ser um risco para a integridade dos usuários e da empresa.

Assim, é preciso garantir que os sistemas da empresa estejam sempre protegidos. Para isso, deve se contar com tecnologias de segurança que filtram os conteúdos que não são  seguros, como sites e links suspeitos, por exemplo, assegurando que os dispositivos e as informações contidas neles não sejam comprometidas. 

3 – Solução segura de autenticação

Além da proteção contra vírus, como mencionado no tópico anterior, também é necessário ter a total garantia de que apenas as pessoas autorizadas tenham acesso a determinadas informações da empresa, assim como no trabalho presencial. Dessa forma, dentro do sistema da empresa, o ideal é que se use soluções tecnológicas que permitam garantir a integridade de cada usuário que tem permissão para acessar a rede corporativa.  

4 – Serviço de proteção contra ataque de vírus

É necessário utilizar sistemas que fortaleçam a segurança dos terminais através de visibilidade, controle e defesa pró-ativa, permitindo que as organizações descubram, monitorem e avaliem os riscos. As ferramentas de análise de vírus e malware reduzem pontos vulneráveis,  pois é possível detectar e interromper  ameaças de malware  antes que elas se espalhem, pois um usuário infectado acessando o sistema da empresa pode proliferar o vírus. O ideal é que esse tipo de ferramenta faça consulta em tempo real a banco de dados de Inteligência global contra ameaças, ou seja, com essa análise é possível autorizar ou bloquear acesso a arquivos ou links infectados.  

5 – Treinamento da equipe

Um quinto ponto que deve ter a sua atenção para garantir que ocorra um home office seguro com os seus colaboradores é o treinamento oferecido para eles. É preciso educar os colaboradores acerca desses quesitos de segurança e melhor forma de se trabalhar de forma remota.   

Forticlient: Máxima proteção em um único produto

fortinet

Testado e aprovado, o Forticlient, da multinacional norte-americana Fortinet, é uma ferramenta que consegue proteger a sua empresa no mundo digital. Por ser uma plataforma de proteção de terminais de última geração, o Forticlient cria uma proteção automática contra as mais recentes formas de ameaça, gerando uma maior visibilidade e controle do inventário de hardware e softwares em toda a malha de segurança.

Através desse sistema de segurança é possível identificar e corrigir o que for necessário em hosts que se apresentam vulneráveis à ataques ou que já foram comprometidos. Dessa forma, se impede que essas vulnerabilidades do sistema da empresa possam ser exploradas por invasores, aumentando a segurança das informações do negócio.

Além disso, com um gerenciamento simplificado de endpoints, o Forticlient demonstrou uma taxa de bloqueios de 100% de explorações, ameaças desconhecidas e malware HTTP, com zero falso-positivo. Com isso, pelo teste do Grupo Advanced Endpoint Protection (AEP) do NSS Labs de 2019, o Forticlient recebeu a marcação de “recomendada” pelo terceiro ano consecutivo, apresentando uma baixa taxa de TCO.

Então, não perca tempo, conte com o Forticlient e deixe o home office seguro da sua empresa. Clique aqui para entrar em contato com um dos nossos especialistas e saber mais sobre essa ferramenta.  

banner sigma
(Visited 67 times, 1 visits today)

Notícias relacionadas