Cadastre-se e fique por dentro das atualizações do nosso blog!

Seus dados estão seguros conosco

NAC Network Access Control: Entenda o que é.

O mundo corporativo atual tem passado por constantes mudanças, sendo muitas delas causadas pelo grande avanço do meio digital. Dessa forma, umas das principais alterações notadas ao longo das últimas décadas é o aumento considerável da questão da segurança de dados. A partir dessa necessidade, surge o chamado NAC Network Access Control.

Baseado em conceitos-chaves desenvolvidos pelas multinacionais Cisco e Microsoft, o NAC Network Access Control consiste em uma ferramenta que consegue proibir acessos não autorizados na rede, além de bloquear conteúdos que não tenham ligação direta com o trabalho da empresa. Assim, quer saber mais sobre essa tecnologia? Então, faça a leitura do artigo até o final.     

O que é e para que serve um NAC Network Access Control?

O que é e para que serve um NAC Network Access Control?

Como já citado anteriormente, a função básica de um NAC Network Access Control, ou controle de acesso a rede em uma tradução para o português, é aumentar a proteção de uma rede de computadores corporativa. Assim, a ferramenta fica responsável por manter ataques de cibercriminosos fora das redes de negócios.

O NAC se utiliza da própria infraestrutura de rede da organização para conseguir realizar o cumprimento das políticas de segurança estabelecidas. Dessa forma, tanto os dispositivos com fio ou sem fio, desde que estejam ligados a rede, conseguem ser monitorados e controlados pela ação do NAC.

O NAC Network Acess Control também atua no processo de gestão online dos negócios e na parte de permissões para a utilização da rede corporativa, seja ela total ou parcial. A tecnologia contribui do mesmo modo no auxílio da execução dos regulamentos externos de atuação e políticas internas de conduta administrativa, sempre protegendo os recursos da rede de possíveis ameaças. 

Além disso, o NAC tem como um das suas principais e mais efetivas características, a exigência do cumprimento de todas as políticas pré-definidas pelos administradores para se conseguir acessar a rede. Esse fator bloqueia a possibilidade de qualquer IP conseguir utilizar o sistema.  

Qual a importância de se contar com uma solução NAC? 

Qual a importância de se contar com uma solução NAC?

Após essa explanação inicial sobre o assunto, você pode estar se perguntando no momento: “Qual a real importância de se contar com uma solução NAC?” Fique sabendo que a resposta para esse questionamento é muito mais simples do que parece. Com o grande desenvolvimento e crescimento dos dispositivos de comunicação, sejam eles móveis ou fixos, também aumentou os riscos a segurança das redes.

Assim sendo, é de suma importância contar com uma ferramenta que consiga proteger a rede corporativa e, ao mesmo tempo, ofereça diferentes recursos para fortificar a  infraestrutura de segurança, como uma solução NAC Network Access Control faz. Essa ferramenta também oferece a visibilidade necessária para se detectar todas as ameaças que tentaram invadir a rede.

Dessa forma, o NAC consegue ser realmente efetivo no combate a possíveis roubos de dados, por exemplo, pois nega o acesso a dispositivos não compatíveis. Além disso, a ferramenta também consegue colocar esses aparelhos “ilegais” em um estado de quarentena, impossibilitando a contaminação da rede.     

Tipos de NAC

Tipos de NAC

Assim como outras ferramentas de proteção de rede corporativa, o NAC também apresenta variações conforme o tipo de modelo escolhido. Sendo assim, chegou a hora de você conhecer quais são esses diferentes tipos e também um pouco sobre as diferentes funcionalidades de cada um deles: 

  • Agent-Based: Esse primeiro tipo de NAC tem como um das suas principais características a presença de um software específico que atua em diferentes locais. Para começar a funcionar, esse modelo necessita que um agente se conecte com um servidor e, por consequência, autentifique a rede utilizada. Apesar de fácil, essa abordagem tende a ser mais resistente no processo de utilização, necessitando de um software especial para conseguir ser usada em dispositivos de usuário final.
  • Agentless: Enquanto isso, esse outro tipo de NAC não necessita da presença de agentes especiais, seja em computadores ou dispositivos móveis. Ao invés desse processo, esse agente de utilização fica localizado em um diretório temporário, tornando a sua instalação e operação mais simplificada.     
  • Inline: O NAC inline possui a sua atuação muito parecida com o de um firewall de camada de redes de acesso. Ou seja, a ferramenta reforça as políticas de segurança já estabelecidas, dificultando ainda mais a ação de qualquer malware. Apesar desse benefício, esse tipo de configuração, se levado para grande escala, pode aumentar os seus custos com o tempo, já que passe a ser necessário a utilização de outros equipamentos embutidos.     
  • Out-of-Band: Uma outra alternativa de NAC é o modelo out-of-band. Fazendo uso da infraestrutura da rede, o out-of-band consegue distribuir os agentes de utilização como se fossem clientes que passam os seus dados para uma central que comanda e aplica a política de segurança pré-estabelecida. Apesar desse grau de complexidade, esse tipo de NAC apresenta pouco impacto sobre a rede.   

Benefícios de uma solução NAC para empresas

Benefícios de uma solução NAC para empresas

Quando tratamos dos benefícios que uma solução NAC pode proporcionar para uma empresa, debatemos diretamente sobre 3 vantagens principais. Veja abaixo:

  • Segurança de rede: Devido a sua capacidade de aplicar políticas de segurança pré-estabelecidas, um NAC consegue fazer com que todos os computadores ligados a uma rede sigam as normas de segurança da empresa. O equipamento também proporciona o bloqueio de recursos gerenciados e não gerenciados durante a utilização de um outro usuário de forma segura.
  • Autenticação de Usuário: Através do NAC, tornam-se mais rígidas as políticas de acesso às informações e dados dos usuários da rede que já estão autenticados.  
  • Bloqueio da ação de malwares: Criado com o intuito de ser uma ferramenta que conseguisse investigar a infraestrutura da rede e detectar possíveis ameaças, um NAC se torna uma tecnologia importante para quem deseja aumentar a proteção do seu negócio no mundo digital. Esse fator faz com que o NAC se torne uma espécie de “primeira linha de defesa” da rede como um todo.       

Conclusão

Em suma, um NAC Network Access Control se apresenta como uma excelente ferramenta de proteção de dados no mundo digital contemporâneo. Com isso, para aumentar ainda mais a efetividade de um NAC, basta contar com um equipamento com tecnologia de ponta e de extrema qualidade. Sendo assim, clique aqui e conheça o FortiNAC. 

(Visited 40 times, 1 visits today)

Notícias relacionadas