Cadastre-se e fique por dentro das atualizações do nosso blog!

Seus dados estão seguros conosco

PABX Digital: Entenda porque investir nessa tecnologia

PABX Digital: Entenda porque investir nessa tecnologia

Para falarmos sobre PABX digital o primeiro passo é preciso entender porque uma empresa precisa de um sistema assim.

Quando possuímos um telefone fixo residencial, temos um aparelho diretamente conectado a uma linha telefônica, em alguns casos quando a residência tem muitos cômodos, colocamos um ou dois pontos além do principal para poder realizar e atender chamadas em vários locais diferentes.

Em uma empresa a necessidade básica é semelhante, precisamos disponibilizar linhas telefônicas para diversos setores, porém a estrutura precisa ser diferente, temos muitos ramais e um número normalmente menor de linhas telefônicas para assim otimizar custos. É assim que nasce a necessidade de ser ter um PABX digital em sua empresa.

O que é um PABX Digital?

O que é um PABX Digital?

Um PABX digital é o sistema que vai possibilitar essa conexão entre linhas e ramais e prover serviços adicionais que conhecemos por facilidades, tais como: transferência entre ramais, captura de ligações dentro de um grupo entre outras.

Existem vários tipos de PABX digital, alguns vão simplesmente atender empresas com necessidades básicas conforme facilidades mencionadas acima, outras vão demandar facilidades avançadas de um PABX digital como ramais movéis através de softphones instalados como aplicativos em smartphones, interligação de unidades da empresa distantes geograficamente através de uma rede VoIP e até mesmo recursos de centrais de atendimento conhecidas como Call Center.

Facilidades de um PABX digital

Discagem direta para ramal (DDR): é a possibilidade de contratar com a operadora de telefonia uma faixa de números virtuais que podem ser endereçadas diretamente (sem passar por um atendimento automático ou manual) para um ramal ou grupo de ramais de dentro da empresa.

·         Autoatendimento: Conhecida também por URA (unidade de resposta audível) funciona como uma recepcionista virtual, essa facilidade possibilita a apresentação de uma mensagem de boas vindas ao chamador e apresenta opções de direcionamento da ligação para um setor ou grupo de ramais específicos, essa mensagem pode ser personalizada por horário ou dia da semana.

·         Identificador de chamadas: com um aparelho telefônico digital, IP ou softphone, é possível identificar o número telefônico do chamado no visor aparelho, caso o chamador seja outro ramal da empresa, no visor pode ser informado o nome da pessoa ao invés do número caso preferir.

·         Gravação: esta função possibilita a gravação de algumas ou todas as ligações que são atendidas pelos ramais. Muitas empresas utilizam essa função como um controle de qualidade de atendimento, outras como uma forma de poder resolver situações adversas. Essas gravações são feitas sem a interferência do usuário de forma automática.

·         Conferência: permite que duas ou mais pessoas façam uma conferência para colaborar sobre um tema, é possível chamar pessoas de dentro da empresa (ramais) ou então ligar para números externos. Essa conferência pode ser criada e gerenciada via software.

·         Mobilidade: possibilita a instalação de aplicativos em dispositivos movéis que vão funcionar como softphones. Uma vez configurado, todas as funções de telefonia que são possíveis em um ramal tradicional são habilitadas em seu dispositivo móvel possibilitando acesso as essas facilidades em trânsito ou então em Home Office.

·         Interligação entre unidades (escritórios): Utilizando a tecnologia VoIP (Voz sobre o protocolo de internet) é possível unificar escritórios distantes fisicamente. O VoIP possibilita que chamadas entre essas unidades não tem um custo com ligação local ou interurbana, as chamadas são feitas utilizando apenas o ramal do usuário destino, sem a necessidade de escolha de operadora ou código de discagem.

Essas são apenas algumas das mais tradicionais utilizações de uma PABX digital, todas elas em conjunto iram entregar seu colaborador uma maior facilidade para ser contactado se assim ele desejar.

Fabricantes de PABX Digital

Fabricantes de PABX Digital

Existem muitos fabricantes e modelos de PABX digital no mercado, existem fornecedores mundiais, nacionais e local que oferecem à primeira vista sistemas muito parecidos entre si onde a decisão sobre qual escolher para atender as necessidades de sua acabam seguindo para o de menor custo. Tendo isso em vista, como escolher um PABX digital?

1-      Entenda quais são as dificuldades de sua empresa e de seus colaboradores, meus clientes conseguem falar com meus colaboradores facilmente? Quando eu preciso conversar com alguém que não está em sua estação de trabalho, encontro elas facilmente? Preciso disponibilizar tecnologia para que meus colaboradores possam trabalhar de casa, meu atual sistema permite? Preciso saber se as ligações que recebo são atendidas dentro de um tempo específico e entender o porquê os clientes estão me ligando, tenho relatórios para isso?

2-      Como a atual situação, procure com integradores de telefonia que implantam sistemas de PABX virtual para entender como cada uma destas dificuldades podem ser atendidas, solicite para que essa empresa lhe apresente além de um plano para resolver e propor outras melhorias.

3-      Estude a solução proposta, procure por fabricantes e modelos de sistemas de PABX virtual que possam atender todas as suas demandas atuais e também lhe possibilitem expansões futuras tanto em quantidade de linhas e ramais quanto de facilidades e funções.

4-      Com as dificuldades entendidas, integradores de telefonia consultados, fabricantes apresentados; escolha o conjunto. Um ótimo produto pode não ter seu desempenho de modo satisfatório se for não for bem implantando e gerenciado. Escolha como parceiro na área de comunicação uma empresa que know-how para lhe atender em todas as necessidades, que tenha um corpo técnico qualificado.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é um PABX digital, conheceu algumas das facilidades que ele pode entregar a sua empresa e sabe como fazer o processo de escolha de um sistema, conte conosco para lhe auxiliar neste processo.

Nós acreditamos que independentemente do tamanho da empresa, ela precisa dispor um PABX digital que agregue e facilite a comunicação colaboradores e clientes, acreditamos que com uma comunicação facilitada o engajamento aumenta e consequentemente os resultados aparecem, sendo eles de qualidade de atendimento ou financeiros.

Assim sendo, aqui na SigmaTelecom escolhemos como parceiros de negócios fabricantes líderes de mercado que dispões de PABX digital para todos os tipos, tamanhos e necessidades da sua empresa.

Visite nosso escritório, ligue para nós, mande uma mensagem pelo whatsapp, preencha o formulário de contato; estamos à sua disposição.

(Visited 43 times, 1 visits today)

Notícias relacionadas