Cadastre-se e fique por dentro das atualizações do nosso blog!

Seus dados estão seguros conosco

VoIP como funciona? Tudo sobre essa tecnologia

Voip Como funciona

Você já esteve naquela situação em que o seu celular não tinha sinal e a única alternativa para fazer uma ligação era através da internet, como por exemplo o Facebook ou Whatsapp ? Com isso, saiba você que esse procedimento de ligação online só é possível devido a uma tecnologia muito específica que tem se difundido através de diversos aplicativos. Por isso, fica o questionamento: VoIP como funciona? 

Pensando nisso, para acabar com qualquer dúvida que você possa ter sobre essa tecnologia nós preparamos um artigo completo sobre o VoIP. Dessa forma, continue lendo esse artigo e conheça a definição da tecnologia, as suas diferenças em comparação com a telefonia convencional, o seu funcionamento e também algumas vantagens e desvantagens.  

O que é a tecnologia VoIP?  

O que é a tecnologia Voip?

Surgida no começo de 1990, a tecnologia VoIP, que é a abreviação do inglês Voice over Internet Protocol que em tradução para o português pode ser entendida como “Voz sobre IP”, foi considerada um fracasso inicialmente por muita gente. Isso se devia à baixa velocidade das conexões de internet na época, o que atualmente já deixou de ser um problema. 

Com isso, vale ressaltar que pelo fato de ter a sua utilização difundida e utilizada em larga escala somente com o aumento da velocidade das conexões da internet, a VoIP também é chamada de telefonia em banda larga. Independente disso, nos dias atuais já existem diversas ferramentas que permitem uma fácil utilização da tecnologia.

Diante desse cenário, uma maneira simples de definir a tecnologia VoIP é como uma comunicação telefônica realizada pela internet, onde o telefone ou o smartphone se torna o IP e, a internet, a rede telefônica.

Diferenças entre a telefonia convencional e a VoIP 

Diferenças entre a telefonia convencional e a Voip

Apesar de apresentarem a mesma finalidade, a comunicação à distância entre duas ou mais pessoas, a telefonia convencional e o VoIP possuem diversas diferenças. Essa distinção pode ser notada desde as questões que envolve a estrutura até aspectos que estão relacionados ao funcionamento de ambas. 

Na questão do número telefônico, por exemplo, quando tratamos da telefonia convencional o número fica ligado a cidade local do usuário, enquanto que no VoIP o número se torna opcional e com a possibilidade de escolha da cidade. Já quando comparamos o modo de conexão, a primeira, respetivamente, é alimentada por cabo de cobre e a segunda por uma banda larga disponível. 

Uma outra diferença que também pode ser notada por alguém que se questiona VoIP como funciona em relação a telefonia convencional é relacionada a sua alimentação. No modo tradicional, a energia elétrica é própria e fornecida pela própria central telefônica. Já na tecnologia VoIP a alimentação depende da concessionária local. 

VoIP como funciona?

Voip como funciona? Tudo sobre essa tecnologia

Para você começar a solucionar o questionamento VoIP como funciona é preciso entender, como já foi citado anteriormente, que esse serviço só é possível devido a presença de uma conexão com a internet. A partir disso, para que a ligação aconteça o VoIP captura a voz,  transmitida de forma analógica e a transforma em pacotes de dados para serem transmitidos. 

Dessa forma, na prática, a transmissão desses dados pode ser feito de duas maneiras diferentes, sendo de um computador para outro dispositivo conectado a internet ou de um computador para um telefone convencional. Com isso, quando a transmissão é feita entre dois dispositivos conectados a internet, como celulares, a voz é transformada em informação binária e assim enviada.

Essa é a forma mais barata de transmissão via VoIP, já que não é preciso nem pagar pelas ligações internacionais de longa distância. Enquanto isso, quando um computador é utilizado para fazer uma chamada para um telefone convencional,  pode existir algum tipo de cobrança dependendo do tipo de ligação realizada. 

Desta maneira, tenha em mente que a solução da dúvida VoIP como funciona é que a tecnologia funciona baseada no roteamento da fala da conversação através da internet ou de uma rede de computadores específica, modificando as informações faladas em dados passíveis de serem transmitidos pela internet.

Vantagens e desvantagens 

Voip vantagens e desvantagens

São diversas as vantagens da telefonia VoIP, mas a que mais chama a atenção logo de cara é o barateamento do custo das ligações telefônicas. Por se utilizar da internet para realizar as chamadas, esse tipo de telefonia não exige a utilização de qualquer outra estrutura a não ser as já disponíveis online, o que barateia a implementação e a sua utilização recorrente.

O VoIP também permite que sejam realizadas um maior número de chamadas ao mesmo tempo pelo fato de essas comunicações ocuparem o mesmo espaço que é preenchido somente por um na telefonia tradicional. Na rede de telefonia convencional, 10 minutos de ligação consomem 10 minutos de transmissão a uma taxa de 128 Kbp/s, enquanto que com a VoIP a a mesma ligação pode ocupar 3,5 minutos do tempo de transmissão a 64 kbp/s.

Essa menor ocupação de espaço permite que o restante livre seja ocupado por outras chamadas da linha. A telefonia VoIP também proporciona uma maior mobilidade para os usuários, já que só é necessário estar conectado a uma rede de internet. No entanto, apesar de oferecer diversos benefícios, essa tecnologia não está livre de problemas. 

O principal deles também está relacionado ao uso da internet, já que o método é totalmente dependente da conexão. Com isso, muitas vezes a qualidade das chamadas realizadas pode cair devido a uma má conexão, além da questão de situações emergenciais em que não existe um sinal de internet para se fazer a conexão.

Conclusão 

Em suma, para saber VoIP como funciona é preciso antes de tudo entender a influência que a tecnologia tem aplicado sobre as formas de comunicação humanas. A partir disso, se tornar mais fácil de compreender a VoIP como uma forma de telefonia atual que agrega rapidez e uma maior variedade ao mercado da comunicação. 

Diante disso, aplicar esse tipo de tecnologia pode ser uma excelente opção para as empresas que almejam crescer dentro de mercados cada vez mais competitivos. Quer saber como você pode ter acesso a essa telefonia? Então, assim como você descobriu VoIP como funciona, clique aqui e descubra. 

(Visited 114 times, 1 visits today)

Notícias relacionadas