Receba as novidades da Sigma por e-mail.







    Cibersegurança nas empresas: Entenda porque todas as empresas estão investindo

    Cibersegurança nas empresas: Entenda porque todas as empresas estão investindo

    Você já parou para pensar na importância de contar com um eficiente sistema de proteção digital dentro do seu negócio? Caso você nunca tenha pensado, saiba que diversos empreendimentos tem passado a investir de maneira maciça na questão da cibersegurança nas empresas, buscando se proteger de todas as formas.

    Só para se ter uma ideia, segundo estudo realizado pela IDC a pedido da Fortinet, parceira da Sigma Telecom, somente em 2017 houve um aumento de 12% no investimento total das empresas brasileiras em segurança da informação. Enquanto isso, considerando toda a América Latina, nesse mesmo ano foram investidos um total de  2,7 bilhões de dólares. Já para o período 2017-2021, é esperado um aumento anual composto de 11,5%.

    Sendo assim, acompanhe o texto e descubra o porque todas os negócios estão investindo em cibersegurança nas empresas. 

    Como aumentar a proteção de dados?

    Como aumentar a proteção de dados?

    Logo de cara, já é necessário que você entenda que para conseguir de fato ter uma cibersegurança eficiente, será preciso contar com o auxílio profissional. Diversas empresas oferecem serviços de proteção de dados para o meio corporativo, como a Sigma Telecom, especializada em sistemas inteligentes de comunicação. 

    Através da utilização de tecnologia de ponta, esse tipo de empresa consegue assegurar a proteção das informações do seu negócio. Isso se deve ao fato de que independe do tamanho da rede de dados da empresa, sempre será preciso contar com uma mão de obra especializada e qualificada para manter todas as informações seguras de fato. 

    Auditorias e alertas de mau uso são apenas dois exemplos de atividades realizadas por essas empresas para garantir o bom funcionamento de um sistema de dados. Além disso, a contratação desse serviço também se mostra como um excelente custo-benefício, já que o gasto com mão de obra e implementação será da empresa terceirizada. 

    Importância da proteção de dados para o seu negócio

    Importância da proteção de dados para o seu negócio

    Antes de saber de fato quais são os reais motivo para você investir em proteção de dados no seu negócio, é preciso compreender a importância da cibersegurança nas empresas. Dessa forma, entenda desde já que esse é um assunto que impacta tanto o presente como o futuro de qualquer negócio que visa atingir o sucesso.

    Isso porque a transformação digital ocorrida nos últimos anos transformou a utilização dos dados dos usuários na principal ferramenta para os negócios alavancarem os seus lucros. Sendo assim, atualmente, muito mais do oferecer um bom produto, é necessário oferecer uma experiência customizada e satisfatória aos clientes, baseada em seus dados.

    De uma forma mais simplificada, o acesso a informação correta dos seus clientes é capaz de auxiliar de forma significativa no crescimento da empresa e se transformar em um grande ativo do negócio. Dessa forma, deixar de investir nessa área pode rapidamente se demonstrar como um erro, gerando prejuízos e até mesmo inviabilizando o prosseguimento do trabalho da empresa.  

    Motivos para investir em cibersegurança nas empresas

    Motivos para investir em cibersegurança nas empresas

    Agora que você já conhece um pouco mais sobre a importância que a cibersegurança pode ter para um empreendimento, principalmente aqueles 100% digitais, chegou a hora de saber mais detalhadamente os motivos que estão fazendo os empresários investem em proteção de dados e que também motivaram a fazer a mesma coisa. Confira abaixo:

    1. Chance de recuperação de dados 

    Chance de recuperação de dados

    Para iniciar os motivos que estão fazendo aumentar o investimento em cibersegurança no Brasil e no mundo, é preciso citar a questão da delicadeza dos processos e exposição a riscos que a  infraestrutura de uma área de TI enfrenta. Dessa forma, para evitar qualquer problema mais sério, se faz necessário a presença de ferramentas de proteção de rede que impeçam acessos não autorizados. 

    Através de diferentes procedimentos e políticas previamente definidas, todo o sistema passa a ficar blindado contra qualquer acesso indesejado.

    2. Segurança de dados confidenciais de clientes 

    Segurança de dados confidenciais de clientes

    Como já citado anteriormente, com o passar do tempo de atuação, as empresas passam a ter posse de diversos dados importantes dos clientes, como o CPF e números de cartões de crédito, por exemplo. Sendo assim, é preciso garantir que essas informações não cheguem em posse de pessoas não autorizadas.

    E, exatamente nesse ponto que a cibersegurança nas empresas também atua. Para evitar a ocorrência de possíveis prejuízos financeiros para os clientes e fornecedores, além de manchar o nome da instituição, um bom sistema de cibersegurança garante que as informações se mantenham intactas dentro do seu banco de dados.

    3. Manutenção da atividade empresarial 

    Manutenção da atividade empresarial

    Qual o foco principal da sua empresa? Aumentar os lucros? Diminuir as despesas? Aumentar o número de franquias? Independente da sua sua resposta, compreenda que para atingir esse resultado desejado será necessário primeiro manter a rotina produtiva da sua empresa, para depois encontrar formas de evoluir.

    Sendo assim, a cibersegurança também está presente nesse processo já que garante que não ocorrerá o comprometimento de dados importantes que afetem o desenvolvimento do negócio. Além disso, manter a segurança no acesso a rede, já que atualmente tudo fica suportado no  ambiente virtual de nuvem, também garante a produtividade diária.   

    Porque tem aumentado o investimento em cibersegurança nas empresas?

    Porque tem aumentado o investimento em cibersegurança nas empresas?

    Apesar da clara preocupação com a proteção dos dados do negócio, o que também tem motivado os empresários a investir em cibersegurança nas empresas é a LGPD, ou lei de Lei Geral de Proteção de Dados. Essa lei traz novas regras e diretrizes sobre o tratamento de dados pessoais que fazem com que o titular dos dados se torne figura central do processo.

    Sendo assim, a LDPD, que passará a valer a partir de agosto de 2020, define aspectos relacionados, entre outras coisas, a autorização do uso dos dados dos clientes. Não basta mais apenas o consentimento para o uso das informações, por exemplo, sendo enumerado pela lei outras 10 situações para que seja autorizado o uso dos dados.

    Além disso, passará a existir uma maior cobrança da segurança desses dados quando já estiver em posse das empresas, uma vez que também foi criada a ANPD, Agência Nacional de Proteção de Dados, responsável pela fiscalização. Dessa forma, caso seja descumprida qualquer uma das diretrizes da nova lei, a empresa correrá o risco de sofrer sanções que podem até chegar em punições mais severas que implique na paralisação das suas atividades. 

    Conclusão

    De modo geral, a partir do momento que a LGPD entrar em vigor, a questão da cibersegurança nas empresas deixará de ser apenas um algo a mais e se tornará item indispensável. Com isso, que tal já ir conhecendo a melhor forma de aumentar a cibersegurança sua empresa? Clique aqui e saiba mais. 


    Notícias relacionadas